Reestruturação econômica e dinâmica do mercado de trabalho dos grandes espaços urbanos brasileiros na década de 1990

Autores

  • Marconi Gomes da Silva Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

DOI:

https://doi.org/10.18542/cepec.v6i7-12.7066

Palavras-chave:

Reestruturação produtiva, Dinâmica econômica, Mercado de Trabalho, Grandes Espaços Urbanos Brasileiros (GEURS), Ocupações, Rendimentos.

Resumo

Tem-se como propósito no presente trabalho estudar as transformações ocorridas no âmbito da economia e do mercado de trabalho dos Grandes Espaços Urbanos Brasileiros (GEURBs) ao longo da década de 1990. Aborda-se, a princípio, a reestruturação produtiva ocorrida na economia brasileira e, em seguida, estudam-se a dinâmica da estrutura econômica e as transformações ocorridas no mercado de trabalho dos espaços urbanos brasileiros na década de1990. Ahipótese central da pesquisa é que as medidas de política econômica adotadas promoveram a desconcentração da estrutura produtiva e, por conseguinte, das ocupações e dos rendimentos dos principais espaços urbanos comparativamente ao conjunto dos GEURBs – Regiões Metropolitanas, Regiões Integradas de Desenvolvimento e demais Capitais das Unidades Federativas. Além do aludido comportamento, conjectura-se que o mercado de trabalho apresentou uma trajetória de ampliação da precariedade preexistente – das ocupações e rendimentos -, embora considere-se que tal processo não se constituiu particularidade dos GEURBs.

Biografia do Autor

Marconi Gomes da Silva, Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Mestre em Economia do Trabalho pela Universidade Federal da Paraíba (UFPb) e Doutor em Ciências Sociais (Desenvolvimento Regional) pela UFRN.  Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Economia Política do Desenvolvimento (GEEPD) e do Observatório das Metrópoles/Natal (RN).

Referências

ALVES, Giovanni. O novo (e precário) mundo do trabalho: reestruturação produtiva e crise do sindicalismo. São Paulo: Boitempo, 2005.

BOURDIEU, Pierre. Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

CARNEIRO, Ricardo. Desenvolvimento em crise: a economia brasileira no último quarto do século XX. São Paulo: Editora Unesp, Unicamp.ie, 2002.

CARVALHO, Rui de Quadros. Tecnologia e trabalho industrial: as implicações sociais da automação microeletrônia na indústria automobilística. Porto Alegre, 1987.

CHAVES, Luciano Athayde. Trabalho, tecnologia e ação sindical: a condição bancária no panorama da acumulação flexível. São Paulo: Annablume, 2005.

DRUCK, Maria da Graça. Terceirização: (des)fordizando a fábrica, um estudo do complexo petroquímico”. São Paulo: Boitempo Editorial , 1999.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico. 1991 (Microdados).

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico. 2000 (Microdados).

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA). Disponível em http://www.sidra.ibge.gov.br. Acesso em abril de 2007.

LEITE, Márcia de Paula. O futuro do trabalho: novas tecnologias e subjetividade operária. São Paulo: Scritta, 1994.

LEITE, Márcia de Paula. Trabalho e sociedade em transformação. São Paulo: Editora Perseu Abramo, 2003.

OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES. Análise das Regiões Metropolitanas Brasileiras: identificação dos espalos metropolitanos e construção de tipologias. Brasil: Observatório, 2004.

SILVA, Francisca Tavares da. Reestruturação produtiva na Petrobras e a ação sindical do petroleiros no RN. 2005. 162 p. Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais na UFRN. Natal: [s.n.], 2005.

TAUILE, José R. “Microeletrônica e automação: a nova fase da indústria automobilística brasileira”. Revista de Economia Política, 6(3):69-81, jul/set, 1986.

Downloads

Publicado

2019-05-23

Edição

Seção

Artigos