http://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/complexitas/issue/feedComplexitas – Revista de Filosofia Temática2019-08-06T00:09:30+00:00Antonio Sergio da Costa Nunesascn@ufpa.brOpen Journal Systems<p align="justify"><strong> Complexitas </strong>– Revista de Filosofia Temática é uma revista acadêmica em versão eletrônica, publicada anualmente pelo Grupo de Filosofia Temática (GFT) da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Pará (UFPA-Campus Guamá). A revista foi criada em dezembro de 2015 pelos membros do GFT com o objetivo de abrir um espaço de publicação acadêmica no curso de Filosofia da UFPA, para a divulgação de pesquisas na área da Sistêmica e Filosofia Temática. Aceitamos a submissão dos seguintes temas: Filosofia Temática, Filosofia Sistêmica e Meio-Ambiente.</p><p align="justify"> </p>http://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/complexitas/article/view/7307A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO DO PAPEL DA CONSCIÊNCIA EM PROJETOS DE RESTAURAÇÃO DE RIOS2019-08-06T00:09:25+00:00Edilene de Souza Leiteedilenesz@hotmail.com<p>A crise hídrica e a situação dos rios em centros urbanos pedem por soluções rápidas e eficientes, o alto custo dos projetos de restauração de rios inviabiliza em países emergentes ações que favoreçam uma mudança da situação atual. Rios como o Tietê na grande São Paulo são conhecidos pelo seu mal cheiro e poluição desmedida. Apesar de nós dispormos de tecnologias e conhecimentos necessários para intervir em situações como esta e outras relacionadas à problemas ambientais decorrentes do impacto direto ou indireto dos modos de vida humana estamos em uma situação praticamente estagnada, em que alguns grupos isolados se mobilizam marchando contra a maré na tentativa de preservar e restaurar parte do meio ambiente enquanto a maioria das corporações ou mesmo indivíduos seguem sem compreender o impacto global de suas ações e escolhas cotidianas. Neste trabalho abordamos um pouco das técnicas de restauração de rios e destacamos a importância de uma teoria da consciência que resgata a relação de interdependência e co-originação entre seres humanos e ambiente como solução para a crise ecológica que estamos hoje.</p>2019-08-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2019 Complexitas – Revista de Filosofia Temáticahttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/complexitas/article/view/6688A virtude da fidelidade: desejo, prazer e sexualidade no pensamento de Foucault2019-08-06T00:09:26+00:00Paulo Martins Da Silva Filholordemarthins@gmail.com<p> O presente artigo tem como tema central a investigação da sexualidade de forma genealógica no pensamento de Michel Foucault, onde busca-se examinar como funciona os mecanismos de sexo- poder na relação conjugal, buscando a melhor prática para uma ética sexual que correlacione a virtude da temperança para que não haja uma falta e nem um excesso, e qual a sua relevância para a formação do sujeito ético. Além de analisar a relação EU-TU de um sujeito que se constrói com o outro e se completa e realiza-se nessa mesma relação.</p>2019-08-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2019 Complexitas – Revista de Filosofia Temáticahttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/complexitas/article/view/6585AFINAL, O QUE É VERDADE?2019-08-06T00:09:27+00:00Luciane Weber Baia Heesluciane.hees@gmail.comAna Paula Limaanapaula.lima@unasp.edu.brScarlet Camila de Lima Paixãoscarlet.paixao@unasp.edu.brBruno Andrade Magalhãesbruno.magalhaes@unasp.edu.brJackeline Andrade Ribeirojackeline.ribeiro@unasp.edu.brMichelly de Limamichelly.lima@unasp.edu.br<p>Este artigo aborda o tema da verdade, conceito fundamental na constituição do ser humano. O objetivo é discutir o surgimento da verdade, sua evolução histórica e as teorias da verdade predominantes ao longo de seu desenvolvimento. Sem tentar exaurir o assunto, visto que o tema exige um estudo aprofundado de vários fluxos filosóficos, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, para através do método indutivo encontrar as principais correntes que explicam o que é a verdade. De natureza exploratória, esse estudo encontra-se no campo da filosofia e da pesquisa qualitativa. Conclui-se que a verdade é essencial para compreensão do ser humano e de suas relações, portanto é fundamentalmente eficaz na busca do ideal de justiça, nas decisões judiciais, para alcançar a coerência nas petições dos juristas e para aplicação das normas do ordenamento jurídico.</p>2019-08-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2019 Complexitas – Revista de Filosofia Temáticahttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/complexitas/article/view/6716Apropriação cultural antropofágica e as máscaras brancas do racismo indigesto2019-08-06T00:09:27+00:00Charles Nunes Bahiacharllones@hotmail.com<p>O presente artigo busca tecer um paralelo entre os ideais filosóficos de Oswald de Andrade e Franz Fanon. Para tanto, o conceito oswaldiano de antropofagia e a metaforização fanoniana das máscaras brancas em peles negras cruzar-se-ão num ponto de interseção marcado pelos meandros de uma apropriação cultural não antropofágica, pois geradora de um racismo indigesto.</p>2019-08-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2019 Complexitas – Revista de Filosofia Temáticahttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/complexitas/article/view/6722O ENSINO DE FILOSOFIA COMO MEDIADORA UNIVERSAL PARA EXISTÊNCIA HUMANA2019-08-06T00:09:28+00:00Luís Carlos Pereiraluiscarloscaue@hotmail.comRoseli Margarete de Almeida Nanniroseli_m_almeida@yahoo.com.brMaria Matilde Antonellimatilde.antonelli@ig.com.br<p>Este artigo tem como objetivo demonstrar a importância do ensino da Filosofia da Educação como mediadora universal da existência humana. Por meio da filosofia, oferecer ao educando formação política, ética e estética, em que os princípios valorativos da sociedade devem ser integrados na sua formação de modo que se constituam cidadãos com sensibilidade mais humanitária. Assim, é necessário trabalhar as reflexões filosóficas, debates, diálogos, ensaios, música, dentre outros, para buscar essa formação das humanidades, tornando os cidadãos mais conscientes das suas funcões sociais e ao mesmo tempo contribuir para que essa formação humanística não fique restrita a índices de poder econômico, em que aos menos favorecidos chegue apenas a formação tecnicista com práticas e regras pré-estabelecidas pelo setor industrial. Embora, os sistemas educacionais a grosso modo sejam planejados para atender a fins capitalistas, o professor de filosofia poderá encontrar brechas dentro dos sistemas educacionais e contribuir, significativamente, para a formação do educando, independentemente do poder econômico do estudante. Pois, a formação humana alimenta a inteligência geral, promove a autonomia, ajuda a refletir acerca do mundo e da vida, desenvolve habilidades necessárias para o convívio social com práticas de cidadania para o devir, contribuindo na formação ética do indivíduo e na apropriação dos bens simbólicos por ele produzido. Portanto, o educador, pelos conjuntos das reflexões e ações aqui apresentadas, expressa que é possível construir subsídios para intencionalizar a prática pedagógica no ensino de filosofia para a formação valorativa do estudante, consciente com o trabalho, com o Estado e com a sociedade e pelos valores que são parte integrante do indivíduo como ser social.</p>2019-08-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2019 Complexitas – Revista de Filosofia Temáticahttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/complexitas/article/view/6121OS PRINCÍPIOS DE JUSTIÇA DE RAWLS E AS CRÍTICAS À TEORIA DE JUSTIÇA2019-08-06T00:09:29+00:00Barbara das Nevesbarbaradasneves@gmail.comMauricio Wosniaki Serenatobarbaradasneves@gmail.com<p>O presente artigo tem por objetivo investigar a teoria política e moral de John Rawls, matizando-a com críticas a partir de diferentes concepções filosóficas e teóricas, de modo a trazer novas perspectivas à obra do autor. Para tanto, estuda-se o pensamento rawlsiano em suas principais características e categorias, tal como a ideia de posição originária, contrato social, justiça como equidade e princípio da diferença. A partir desse escopo teórico trazem-se as críticas protagonizadas por Michael Sandel, na vertente comunitarista, Robert Nozicki, na vertente libertária, e Enrique Dusse, na vertente da Filosofia da Libertação. Pretende-se, desse modo, analisar os limites e possibilidades da obra de John Rawls tomando por base problematizações que, apesar de bastante distintas, qualificam o debate teórico.</p>2019-08-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2019 Complexitas – Revista de Filosofia Temáticahttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/complexitas/article/view/6742Tolerância/Intolerância: Caminhos Cruzados.2019-08-06T00:09:30+00:00Verônica de Araújo Capeloveronicadea.capelo@gmail.com<p>Este artigo visa analisar algumas questões fundamentais referentes ao valor e “lugar” da tolerância na civilização ocidental moderna, a partir das perspectivas filosóficas de Locke, Voltaire e Diderot, de modo a verificar o processo de ressignificação a que será submetido o conceito de tolerância em pensadores contemporâneos como Habermas, Adorno e Marcuse, que nos convocam a aprender a profunda implicação entre tolerância e intolerância; civilização e barbárie. A contribuição dos citados pensadores contemporâneos sobre o tema em pauta, tem particular importância frente ao dramático recrudescimento da intolerância no horizonte do século XXI.</p>2019-08-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2019 Complexitas – Revista de Filosofia Temáticahttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/complexitas/article/view/7306EDITORIAL V.3. N.22019-08-06T00:09:25+00:00Antonio Sergio da Costa Nunesrevistacomplexitas@gmail.comBeatriz da Silva Ferreirabeatrizf3rreira@gmail.com2019-08-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2019 Complexitas – Revista de Filosofia Temática