http://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/conexoesdesaberes/issue/feedRevista Conexões de Saberes2017-02-01T11:55:52+00:00Maria José Aviz do Rosáriomrosario@ufpa.brOpen Journal SystemsA Revista Programa Conexões de Saberes, tem como missão divulgar os estudos de ensino, pesquisa e extensão universitária, com o intuito de promover a ampla circulação das pesquisas realizadas no âmbito das instituições brasileiras, voltadas ao tema, ações afirmativas e demais áreas do conhecimento, numa perspectiva interdisciplinar.http://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/conexoesdesaberes/article/view/4083Editorial2017-01-21T23:50:43+00:00Maria José Aviz ROSÁRIOmrosario@ufpa.brNayanne Cristine Souza NUNESnayannenunesanny@gmail.comLuani Lobo GLÓRIAluanilobo@yahoo.comDanilo Henrique ARAGÃOaragodanyllo@gmail.comJesus de Nazaré Lima COSTAiesuscosta20@yahoo.com.brA Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões/UFPA-On-line, nesta edição especial, reuni memoriais na integra elaborados entre os anos de 2008 e 2009 com os bolsistas conexistas1 da época. Tais memoriais eram destinados para a publicação do livro caminhadas que devido a problemas técnicos não foi concluído, todavia já está em processo de finalização. A ideia desta edição deu-se também devido a comemoração dos 10 anos do Programa completados em 2016, evidenciando o percurso trilhado pelos alunos oriundos das camadas populares que ingressam no ensino superior que integraram o grupo de alunos participantes do Conexões da saberes.2017-01-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Linehttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/conexoesdesaberes/article/view/4084MEMORIAL SOBRE A TRAJETÓRIA ESCOLAR BÁSICA DE ANTÔNIO JOEL MARINHO DE SOUSA2017-01-21T23:50:43+00:00Antônio Joel Marinh SOUSAjoelmarinhosousa@yahoo.com.brO presente texto trata do memorial sobre a trajetória escolar de Antônio Joel Marinho de Sousa, ex-integrante do Programa Conexões de Saberes. Tem como objetivo apresentar os passos percorridos desde o início da educação básica até a entrada à UFPA e quais os principais entraves de estudantes das comunidades populares adentrarem o ensino superior público. A memória foi usada como principal referência para construção do material. Em seus resultados, apresenta os esforços individual e coletivo para que de fato a educação seja uma questão de direito e não de privilégio de poucos.2017-01-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Linehttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/conexoesdesaberes/article/view/4085MEMORIAL SOBRE A TRAJETÓRIA ESCOLAR BÁSICA DE DAYSE HELLEN COSTA DE VILHENA2017-01-21T23:50:43+00:00Dayse Hellen Costa VILHENAdaysevilhena22@gmail.comO presente texto trata do memorial sobre a trajetória escolar de Dayse Hellen Costa de Vilhena, ex-integrante do Programa Conexões de Saberes. Tem como objetivo apresentar os passos percorridos desde o início da educação básica até a entrada à UFPA e quais os principais entraves de estudantes das comunidades populares adentrarem o ensino superior público. A memória foi usada como principal referência para construção do material. Em seus resultados, apresenta os esforços individual e coletivo para que de fato a educação seja uma questão de direito e não de privilégio de poucos.2017-01-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Linehttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/conexoesdesaberes/article/view/4086MEMORIAL SOBRE A TRAJETÓRIA ESCOLAR BÁSICA DE GILVÂNIA MARA DOS SANTOS MATOS2017-01-21T23:50:43+00:00Gilvânia Mara Santos MATOSa_gilvania@yahoo.com.brO presente texto trata do memorial sobre a trajetória escolar de Gilvânia Mara dos Santos Matos, ex-integrante do Programa Conexões de Saberes. Tem como objetivo apresentar os passos percorridos desde o início da educação básica até a entrada à UFPA e quais os principais entraves de estudantes das comunidades populares adentrarem o ensino superior público. A memória foi usada como principal referência para construção do material. Em seus resultados, apresenta os esforços individual e coletivo para que de fato a educação seja uma questão de direito e não de privilégio de poucos.2017-01-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Linehttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/conexoesdesaberes/article/view/4087MEMORIAL SOBRE A TRAJETÓRIA ESCOLAR BÁSICA DE GLÁUCIA MACHADO COSTA2017-01-21T23:50:43+00:00Gláucia Machado COSTAglauciiaalmeida@hotmail.comO presente texto trata do memorial sobre a trajetória escolar de Gláucia Machado Costa, ex-integrante do Programa Conexões de Saberes. Tem como objetivo apresentar os passos percorridos desde o início da educação básica até a entrada à UFPA e quais os principais entraves de estudantes das comunidades populares adentrarem o ensino superior público. A memória foi usada como principal referência para construção do material. Em seus resultados, apresenta os esforços individual e coletivo para que de fato a educação seja uma questão de direito e não de privilégio de poucos.2017-01-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Linehttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/conexoesdesaberes/article/view/4088APRENDENDO A CAMINHAR2017-01-21T23:50:43+00:00Glauciane Pinheiro LIMAjemappellegal@yahoo.com.brO presente texto trata do memorial sobre a trajetória escolar de Glauciane Pinheiro Lima, ex-integrante do Programa Conexões de Saberes. Tem como objetivo apresentar os passos percorridos desde o início da educação básica até a entrada à UFPA e quais os principais entraves de estudantes das comunidades populares adentrarem o ensino superior público. A memória foi usada como principal referência para construção do material. Em seus resultados, apresenta os esforços individual e coletivo para que de fato a educação seja uma questão de direito e não de privilégio de poucos.2017-01-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Linehttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/conexoesdesaberes/article/view/4089MARCAS DA HISTÓRIA2017-01-21T23:50:43+00:00Hellen do Socorro Lameira GOEShellenngoes@yahoo.com.brO presente texto trata do memorial sobre a trajetória escolar de Hellen do Socorro Lameira de Goes, ex-integrante do Programa Conexões de Saberes. Tem como objetivo apresentar os passos percorridos desde o início da educação básica até a entrada à UFPA e quais os principais entraves de estudantes das comunidades populares adentrarem o ensino superior público. A memória foi usada como principal referência para construção do material. Em seus resultados, apresenta os esforços individual e coletivo para que de fato a educação seja uma questão de direito e não de privilégio de poucos.2017-01-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Linehttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/conexoesdesaberes/article/view/4090MEMORIAL SOBRE A TRAJETÓRIA ESCOLAR BÁSICA DE JOSÉ ELÍADA CUNHA BARBOSA2017-01-21T23:50:43+00:00José Elíada Cunha BARBOSAbarbosa_1011@yahoo.com.brO presente texto trata do memorial sobre a trajetória escolar de José Elíada Cunha Barbosa, ex-integrante do Programa Conexões de Saberes. Tem como objetivo apresentar os passos percorridos desde o início da educação básica até a entrada à UFPA e quais os principais entraves de estudantes das comunidades populares adentrarem o ensino superior público. A memória foi usada como principal referência para construção do material. Em seus resultados, apresenta os esforços individual e coletivo para que de fato a educação seja uma questão de direito e não de privilégio de poucos.2017-01-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Linehttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/conexoesdesaberes/article/view/4091MEMÓRIA & VIDA2017-01-21T23:50:43+00:00Jusinélio Meireles SERRÃOconexoesmulticampi@yahoogrupos.com.brO presente texto trata do memorial sobre a trajetória escolar de Jusinélio Meireles Serrão, ex-integrante do Programa Conexões de Saberes. Tem como objetivo apresentar os passos percorridos desde o início da educação básica até a entrada à UFPA e quais os principais entraves de estudantes das comunidades populares adentrarem o ensino superior público. A memória foi usada como principal referência para construção do material. Em seus resultados, apresenta os esforços individual e coletivo para que de fato a educação seja uma questão de direito e não de privilégio de poucos.2017-01-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Linehttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/conexoesdesaberes/article/view/4092PERCORRENDO ESTRADAS: TRAJETÓRIAS DE UMA DESCENDENTE DE MIGRANTES NORDESTINOS NO INTERIOR DA AMAZÔNIA2017-01-21T23:50:43+00:00Luana do Socorro OLIVEIRAconexoesmulticampi@yahoogrupos.com.brO presente texto trata do memorial sobre a trajetória escolar de Luana do Socorro de Oliveira, ex-integrante do Programa Conexões de Saberes. Tem como objetivo apresentar os passos percorridos desde o início da educação básica até a entrada à UFPA e quais os principais entraves de estudantes das comunidades populares adentrarem o ensino superior público. A memória foi usada como principal referência para construção do material. Em seus resultados, apresenta os esforços individual e coletivo para que de fato a educação seja uma questão de direito e não de privilégio de poucos.2017-01-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Linehttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/conexoesdesaberes/article/view/4093MEMORIAL SOBRE A TRAJETÓRIA ESCOLAR BÁSICA DE MARCELA SILVA GUIMARÃES2017-01-21T23:50:43+00:00Marcela Silva GUIMARÃESconexoesmulticampi@yahoogrupos.com.brO presente texto trata do memorial sobre a trajetória escolar de Marcela Silva Guimarães, ex-integrante do Programa Conexões de Saberes. Tem como objetivo apresentar os passos percorridos desde o início da educação básica até a entrada à UFPA e quais os principais entraves de estudantes das comunidades populares adentrarem o ensino superior público. A memória foi usada como principal referência para construção do material. Em seus resultados, apresenta os esforços individual e coletivo para que de fato a educação seja uma questão de direito e não de privilégio de poucos.2017-01-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Linehttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/conexoesdesaberes/article/view/4094MEMORIAL SOBRE A TRAJETÓRIA ESCOLAR BÁSICA DE MARIA DE NAZARÉ CENA FARIAS2017-01-21T23:50:43+00:00Maria de Nazaré Cena Farias FARIASconexoesmulticampi@yahoogrupos.com.brO presente texto trata do memorial sobre a trajetória escolar de Maria de Nazaré Cena Farias, ex-integrante do Programa Conexões de Saberes. Tem como objetivo apresentar os passos percorridos desde o início da educação básica até a entrada à UFPA e quais os principais entraves de estudantes das comunidades populares adentrarem o ensino superior público. A memória foi usada como principal referência para construção do material. Em seus resultados, apresenta os esforços individual e coletivo para que de fato a educação seja uma questão de direito e não de privilégio de poucos.2017-01-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Linehttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/conexoesdesaberes/article/view/4095UMA DIGRESSÃO2017-02-01T11:55:52+00:00Maria do Bom Remédio Souza Sanches SANCHESremediobom@yahoo.com.br<p>O presente texto trata do memorial sobre a trajetória escolar de Maria do Bom<br />Remédio de Souza Sanches, ex-integrante do Programa Conexões de Saberes. Tem como<br />objetivo apresentar os passos percorridos desde o início da educação básica até a entrada à<br />UFPA e quais os principais entraves de estudantes das comunidades populares adentrarem o<br />ensino superior público. A memória foi usada como principal referência para construção do<br />material. Em seus resultados, apresenta os esforços individual e coletivo para que de fato a<br />educação seja uma questão de direito e não de privilégio de poucos.</p>2017-01-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Linehttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/conexoesdesaberes/article/view/4096PODE SER DIFÍCIL, MAS NÃO IMPOSSÍVEL...2017-01-21T23:50:43+00:00Maria Ermineide Paula LIMAneideufpa@yahoo.com.brO presente texto trata do memorial sobre a trajetória escolar de Maria Ermineide de Paula Lima, ex-integrante do Programa Conexões de Saberes. Tem como objetivo apresentar os passos percorridos desde o início da educação básica até a entrada à UFPA e quais os principais entraves de estudantes das comunidades populares adentrarem o ensino superior público. A memória foi usada como principal referência para construção do material. Em seus resultados, apresenta os esforços individual e coletivo para que de fato a educação seja uma questão de direito e não de privilégio de poucos.2017-01-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Linehttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/conexoesdesaberes/article/view/4097MEMORIAL SOBRE A TRAJETÓRIA ESCOLAR BÁSICA DE MARLÚCIA GOMES DOS SANTOS2017-01-21T23:50:43+00:00Marlúcia Gomes SANTOSconexoesmulticampi@yahoogrupos.com.brO presente texto trata do memorial sobre a trajetória escolar de Marlúcia Gomes dos Santos, ex-integrante do Programa Conexões de Saberes. Tem como objetivo apresentar os passos percorridos desde o início da educação básica até a entrada à UFPA e quais os principais entraves de estudantes das comunidades populares adentrarem o ensino superior público. A memória foi usada como principal referência para construção do material. Em seus resultados, apresenta os esforços individual e coletivo para que de fato a educação seja uma questão de direito e não de privilégio de poucos.2017-01-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Linehttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/conexoesdesaberes/article/view/4098MEMORIAL SOBRE A TRAJETÓRIA ESCOLAR BÁSICA DE MAURICIRLENE DA SILVA DOS SANTOS2017-01-21T23:50:43+00:00Mauricirlene Silva SANTOSconexoesmulticampi@yahoogrupos.com.brO presente texto trata do memorial sobre a trajetória escolar de Mauricirlene da Silva dos Santos, ex-integrante do Programa Conexões de Saberes. Tem como objetivo apresentar os passos percorridos desde o início da educação básica até a entrada à UFPA e quais os principais entraves de estudantes das comunidades populares adentrarem o ensino superior público. A memória foi usada como principal referência para construção do material. Em seus resultados, apresenta os esforços individual e coletivo para que de fato a educação seja uma questão de direito e não de privilégio de poucos.2017-01-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Linehttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/conexoesdesaberes/article/view/4099MEMORIAL SOBRE A TRAJETÓRIA ESCOLAR BÁSICA DE NUBIA CRISTINA SOUZA NUNES2017-01-21T23:50:43+00:00Nubia Cristina Souza NUNESnubianunes@ufpa.brO presente texto trata do memorial sobre a trajetória escolar de Nubia Cristina Souza Nunes, ex-integrante do Programa Conexões de Saberes. Tem como objetivo apresentar os passos percorridos desde o início da educação básica até a entrada à UFPA e quais os principais entraves de estudantes das comunidades populares adentrarem o ensino superior público. A memória foi usada como principal referência para construção do material. Em seus resultados, apresenta os esforços individual e coletivo para que de fato a educação seja uma questão de direito e não de privilégio de poucos.2017-01-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Linehttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/conexoesdesaberes/article/view/4100MEMORIAL SOBRE A TRAJETÓRIA ESCOLAR BÁSICA DE SAMARA DOS SANTOS DA SILVA2017-01-21T23:50:43+00:00Samara Santos SILVAsan_samara@yahoo.com.brO presente texto trata do memorial sobre a trajetória escolar de Samara dos Santos da Silva, ex-integrante do Programa Conexões de Saberes. Tem como objetivo apresentar os passos percorridos desde o início da educação básica até a entrada à UFPA e quais os principais entraves de estudantes das comunidades populares adentrarem o ensino superior público. A memória foi usada como principal referência para construção do material. Em seus resultados, apresenta os esforços individual e coletivo para que de fato a educação seja uma questão de direito e não de privilégio de poucos.2017-01-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Linehttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/conexoesdesaberes/article/view/4101MEMORIAL SOBRE A TRAJETÓRIA ESCOLAR BÁSICA DE SHIRLENE DO SOCORRO COELHO SANTOS2017-01-21T23:50:43+00:00Shirlene do Socorro Coelho SANTOSshirleneufpa@hotmail.comO presente texto trata do memorial sobre a trajetória escolar de Shirlene do Socorro Coelho Santos, ex-integrante do Programa Conexões de Saberes. Tem como objetivo apresentar os passos percorridos desde o início da educação básica até a entrada à UFPA e quais os principais entraves de estudantes das comunidades populares adentrarem o ensino superior público. A memória foi usada como principal referência para construção do material. Em seus resultados, apresenta os esforços individual e coletivo para que de fato a educação seja uma questão de direito e não de privilégio de poucos.2017-01-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Linehttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/conexoesdesaberes/article/view/4102MEMORIAL SOBRE A TRAJETÓRIA ESCOLAR BÁSICA DE SIMONE NUNES SANCHES2017-01-21T23:50:44+00:00Simone Nunes SANCHESsimoneconexoes@hotmail.comO presente texto trata do memorial sobre a trajetória escolar de Simone Nunes Sanches, ex-integrante do Programa Conexões de Saberes. Tem como objetivo apresentar os passos percorridos desde o início da educação básica até a entrada à UFPA e quais os principais entraves de estudantes das comunidades populares adentrarem o ensino superior público. A memória foi usada como principal referência para construção do material. Em seus resultados, apresenta os esforços individual e coletivo para que de fato a educação seja uma questão de direito e não de privilégio de poucos.2017-01-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Linehttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/conexoesdesaberes/article/view/4103NO TRAJETO DA MEMÓRIA2017-01-21T23:50:44+00:00Vadivaldo Gonçalves PEREIRAconexoesmulticampi@yahoogrupos.com.brO presente texto trata do memorial sobre a trajetória escolar de Vadivaldo Gonçalves Pereira, ex-integrante do Programa Conexões de Saberes. Tem como objetivo apresentar os passos percorridos desde o início da educação básica até a entrada à UFPA e quais os principais entraves de estudantes das comunidades populares adentrarem o ensino superior público. A memória foi usada como principal referência para construção do material. Em seus resultados, apresenta os esforços individual e coletivo para que de fato a educação seja uma questão de direito e não de privilégio de poucos.2017-01-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Linehttp://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/conexoesdesaberes/article/view/4104MEMORIAL SOBRE A TRAJETÓRIA ESCOLAR BÁSICA DE WALDEMIR ALVES2017-01-21T23:50:44+00:00Waldemir ALVESsamuk_let06@yahoo.com.brO presente texto trata do memorial sobre a trajetória escolar Waldemir Alves, ex-integrante do Programa Conexões de Saberes. Tem como objetivo apresentar os passos percorridos desde o início da educação básica até a entrada à UFPA e quais os principais entraves de estudantes das comunidades populares adentrarem o ensino superior público. A memória foi usada como principal referência para construção do material. Em seus resultados, apresenta os esforços individual e coletivo para que de fato a educação seja uma questão de direito e não de privilégio de poucos.2017-01-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Line