O Programa PROAMBIENTE na Transamazônica: lições aprendidas

Auteurs-es

  • Everaldo Nascimento De Almeida INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ECONÔMICO E AMBIENTAL DO PARÁ - IDESP
  • Tereza Ferreira Ximenes Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Silvio Brienza Junior Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
  • Jorge Yared Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
  • Raquel Rodrigues da Poça Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA

DOI :

https://doi.org/10.5801/ncn.v16i1.1135

Résumé

O objetivo desse artigo é apontar e discutir algumas lições deixadas pelo PROAMBIENTE, programa federal de apoio ao fortalecimento da agricultura familiar na Amazônia brasileira. O local de realização da pesquisa foi o polo transamazônica localizado na região de integração do Xingu, estado do Pará. Através de entrevistas aplicadas aos agricultores familiares, assim como a atores institucionais que participaram do período em que o programa esteve na região (2002 - 2006), chegou-se a um conjunto de lições que devem ser consideradas para o êxito de programas que visem o desenvolvimento rural. São elas: i. Necessidade de seleção de agricultores com real interesse e capacidade de assumir riscos; ii. Eliminação da cultura assistencialista; iii. Prioridade de atividades chaves: o caso do pagamento por serviços ambientais; iv. Utilização de uma nova abordagem do sistema produtivo; v. Assistência técnica e extensão rural com enfoque inovador; vi. Fortalecimento das organizações rurais locais; vii. Investimento na verticalização da produção; viii. O cuidado na geração de expectativas.

Bibliographies de l'auteur-e

Everaldo Nascimento De Almeida, INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ECONÔMICO E AMBIENTAL DO PARÁ - IDESP

Graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (1995), mestrado em Agricultura Tropical Sustentável pelo Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza (1998) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Tropico Úmido; Ciências - Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (2011). Atualmente é pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará. Tem experiência na área de desenvolvimento rural sustentável, agricultura familiar e sistemas agroflorestais.

Tereza Ferreira Ximenes, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Graduação na Universidade Federal do Pará (1972), mestrado em serviço social aplicado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), doutorado em Sociologia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1985) e pós-doutorado na Universidade de Missouri - Columbia (1998). Foi professora nos cursos de pós-graduação do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA) (1985-2010). Atualmente é professora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Desenvolve pesquisas com abordagem interdisciplinar nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, manejo comunitário de recursos naturais, capital social e análise de redes sociais.

Silvio Brienza Junior, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA

Graduação em engenharia florestal pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - USP (1978), mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa - (UFV) (1988) e doutorado em Agricultura Tropical pela George August University of Goettingen, Alemanha (1999). É professor dos cursos de doutorado em Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), e de mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Pará (UFPA). É pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental desde 1979. Tem experiência com atividades voltadas recuperação de áreas degradadas, plantações florestais, sistemas agroflorestais e agricultura familiar.

Jorge Yared, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA

Graduação em engenharia florestal pela Universidade Federal do Paraná (1974), mestrado em Ciências Florestais pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1996). Atuou, de l978 a 2008, como pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Recursos Florestais, especialmente na área de Silvicultura Tropical com ênfase nas seguintes linhas: Reflorestamento, silvicultura, manejo florestal e sistemas agroflorestais. Atualmente é professor do Curso de Doutorado em Ciências Agrárias, na Universidade Federal Rural da Amazônia.

Raquel Rodrigues da Poça, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA

Graduação em engenharia agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2009), mestrado em agricultura familiar e desenvolvimento sustentável pelo Núcleo de Estudos Integrados sobre Agricultura Familiar (NEAF/UFPA) (2012). Atualmente faz parte do quadro efetivo da Embrapa Amazônia Oriental, na condição de assistente de campo. Desenvolve atividades direcionadas ao desenvolvimento sustentável, com ênfase na recuperação e conservação de áreas degradadas na Amazônia brasileira.

Téléchargements

Publié-e

2013-12-30

Numéro

Rubrique

Artigos