A Escola de Samba Bole-Bole em Belém/PA: história, comunidade e identidade

Autores

  • Margarida do Espírito Santo Cunha Gordo ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA
  • Herivelto Martins e Silva

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v20i2.1677

Palavras-chave:

Carnaval de Belém. Cadeia Produtiva. Comunidade. Identidade.

Resumo

Este artigo tem o objetivo fazer uma análise sobre a história do carnaval e de escolas de samba de Belém, a partir da Escola de Samba Bole-Bole, ressaltando a sua importância para a economia e o fortalecimento identitário de sua comunidade com o bairro a que pertence. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o carnaval, tendo como referência a tese de doutorado de Gordo (2015). A relevância deste estudo se caracteriza em desvelar pontos significativos que acontecem nas escolas de samba, na maioria das vezes desconhecidos ou ignorados pela sociedade.

Biografia do Autor

Margarida do Espírito Santo Cunha Gordo, ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA

Doutora em Educação pela UNICAMP, Mestre em Educação pela UFPA, Graduada em Licenciatura em Educação Física pela UEPA, Pesquisadora de Educação, Educação Não Formal, Carnaval e Cultura Popular, pesquisadora dos Grupos de Pesquisa LABORARTE/UNICAMP e GPRAPE/UFPA, Professora de Educação Física e Vice-Coordenadora de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da UFPA.

Herivelto Martins e Silva

Mestre em Comunicação, linguagens e cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Especialista em Marketing e Eventos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduado em Processamento de Dados pela UFPA e Gestão em Turismo pela UNAMA. É pesquisador de carnava e cultura popular. é músico, compositor, escritor e professor do Instituto Federal do Pará (IFPA).

Downloads

Publicado

2017-10-06

Edição

Seção

Artigos