A formação de professores de sociologia na região Norte: configurações e tendências

Autores/as

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v19i1.1898

Palabras clave:

Ensino de Sociologia, Formação de Professores, Ensino Superior.

Resumen

A reintrodução da Sociologia no Ensino Médio em nível nacional a partir de 2008 provocou um impacto significativo na discussão sobre formação de professores nas Ciências Sociais brasileiras, o que tem sido acompanhado da expansão significativa do número de cursos nos últimos anos, capitaneado principalmente pelo setor privado. Buscando compreender melhor essa realidade, analiso nesse trabalho a ampliação do número de licenciaturas em Ciências Sociais/Sociologia na Região Norte do Brasil, visando apreender as características dessa expansão e seus significados. Utilizo neste trabalho dos dados obtidos junto à plataforma http://emec.mec.gov.br/, que indicam um incremento no número de licenciaturas em Ciências Sociais/ Sociologia principalmente a partir de instituições privadas e de cursos na modalidade à distância.

Biografía del autor/a

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado e Mestre em Ciências Sociais (UFCG), Doutor em Sociologia (UFPE). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando em seu Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Pesquisador do CNPq.

Publicado

2016-06-23

Número

Sección

Artigos