Micros, pequenas e médias empresas: atores importantes no espaço regional do Mercosul?

Autores

  • Jacqueline A. Haffner UFRGS
  • Leandro Teixeira Dos Santos UFRGS
  • Nadia B. Menezes UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v19i3.2266

Palavras-chave:

MERCOSUL, Integração Regional, Micro, Pequenas e Médias Empresas.

Resumo

A temática desse artigo é o papel de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) em países membros do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Objetiva-se responder à questão: As MPME constituem atores relevantes na consolidação do espaço regional conformado pelas economias mercosulinas? A hipótese é que sim. Após destacadas as diferentes conceituações desses atores e enfatizadas as suas relevâncias enquanto promotores do crescimento econômico e do desenvolvimento social em cada Estadoparte - a partir de revisão da literatura e da análise de dados - encontram-se evidências que permitem confirmar a hipótese.

Biografia do Autor

Jacqueline A. Haffner, UFRGS

Professora do Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI) e do Programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre os BRICS (NEBRICS-UFRGS). E-mail: Jacqueline.haffner@ufrgs.br

Leandro Teixeira Dos Santos, UFRGS

Doutorando e mestre em Estudos Estratégicos Internacionais – PPGEEI/UFRGS. Bacharel em Relações Internacionais (FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE). Integrante do Núcleo de Estudos do BRICS (NEBRICS-UFRGS) e bolsista CAPES.

Nadia B. Menezes, UFRGS

Doutoranda em Estudos Estratégicos Internacionais – PPGEEI/UFRGS – Bolsista FAPERGS/CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre os BRICS (NEBRICS-UFRGS).

Downloads

Publicado

2016-12-18

Edição

Seção

Artigos