Desenvolvimento, planejamento e governança: expressões do debate contemporâneo

Autores

  • Jondison Rodrigues Universidade Federal do Pará, Belém, Brasil
  • Simone Shizue da Costa Hoshi Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Wanderson dos Anjos Curcino Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Vanessa Silva do Amaral Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v18i3.2479

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Governaça, Conflitos

Resumo

O livro Desenvolvimento, planejamento e governança: expressões do debate contemporâneo, lança o debate sobre o momento que o Brasil vive neste início de século XXI, a partir da dimensão econômica, politica, social e cultural. O livro também “nasce” de duas outras razões. A primeira razão da construção dessa coletânea/livro deveu-se ao resultado do XV Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR), realizado em maio de 2013, em Recife. A segunda razão deve-se a comemoração dos 30 anos da ANPUR. Essa obra busca contribuir para lançar ou mudar aquilo que Alain Corbin deixa implícito (com reflexão profunda), no livro Saberes e odores: o olfato e o imaginário social nos séculos dezoito e dezenove (CORBIN, 1987), ao pontuar sobre a relevância de redefinir o insuportável ou a mudança dos odores. “Cheiros” esses emitidos/produzidos do processo de desenvolvimento econômico europeu no século XVIII e XIX.

Biografia do Autor

Jondison Rodrigues, Universidade Federal do Pará, Belém, Brasil

Possui formação interdisciplinar. É Licenciado em Ciências Naturais - Habilitação em Química (2007/UFPA), Especialista em Educação Ambiental e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (2009/UFPA), Mestre em Ciências Ambientais (2012/UFPA) e Doutorando em Desenvolvimento Sustentável (2014/UFPA). Tem experiência: na área Educação em Química, Educação Ambiental e Uso Sustentável de Recursos Naturais; Relação Sociedade-Natureza no Pensamento Geográfico; Política ambiental Portuária e Ambientalização Empresarial, planejamento, sustentabilidade ambiental, conflitos socioambientais e gestão ambiental de cunho crítico, políticas públicas territoriais. Hoje atuando principalmente: Estado, Políticas Públicas, investimentos infraestruturais e Portos, Logística, Reestruturação Produtiva e Ambientalização Portuária na Amazônia.

Simone Shizue da Costa Hoshi, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental, pela Universidade Federal do Pará - UFPA, lotada no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA. Mestrado em Direito Agroambiental pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Possui graduação em Direito pela Universidade de Cuiabá - Unic. Especialista em Direito Agrário pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás - UFG e Especialista em Docência Superior pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO, campus Goiânia. Atualmente está licenciada sem remuneração da IES a que estava filiada - Universidade Salgado de Oliveira. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental, Agrário, História do Direito e Direito Civil (direitos reais) - atuando principalmente nos seguintes temas: posse e propriedade, questões agrárias, ambiente, sustentabilidade e proteção ambiental.

Wanderson dos Anjos Curcino, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade da Amazônia (2013). Mestrando em Planejamento do Desenvolvimento (PLADES)/UFPA.

Vanessa Silva do Amaral, Universidade Federal do Pará (UFPA)

É graduada em Turismo com ênfase em Ecoturismo pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM. Especialista em Áreas Protegidas e Unidades de Conservação. Participou como colaboradora eventual em pesquisas vinculadas ao Núcleo de Educação Ambiental do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Norte pelo Instituto Chico Mendes de Conservação (NEA/CEPNOR/ICMBio). Mestranda em Planejamento do Desenvolvimento (PLADES)/UFPA. Bolsista FAPESPA.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

Resenhas