Território e Territorialidades, Apetrechos, Amazônia Paraense.
Resumo
Em diversas comunidades ribeirinhas que habitam as margens dos rios da Amazônia paraense a extração dos recursos pesqueiros é a principal fonte de renda e de obtenção de alimentos (SILVA, 2006; 2008; SILVA et al, 2011). Sendo que nesse tipo de atividade a pesca artesanal tem papel principal, haja vista a abundância de pescado que pode ser capturado nos rios amazônicos. Para que o pescado seja extraído são utilizados diversos apetrechos e embarcações que facilitam a atividade extrativa pelos pescadores artesanais. Este trabalho tem por objetivo demonstrar a utilização do conceito de território e sua aplicabilidade em um ambiente de rio, enfatizando como se dá a territorialidade dos pescadores, segundo a utilização de instrumentos de pesca. Para esta análise, deve-se perceber que a questão da territorialidade mostra-se interligada ao recurso pesqueiro, haja vista a influência dos recursos na formação das territorialidades humanas, pois os hábitos, costumes e, no caso aqui mais enfocado, as técnicas e tecnologias, influem diretamente nos territórios ocupados pelos pescadores, formando suas diversas territorialidades.
Biografia do Autor
Christian Nunes da Silva, UFPA
Doutor em Ecologia, Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) da Universidade Federal do Pará, Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, Pesquisador do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA/CNPq). e-mail: cnsgeo@yahoo.com.br.
João Marcio Palheta da Silva, UFPA
Doutor em Geografia, Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal do Pará, Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, líder do GAPTA/ CNPq. e-mail: jmpalheta@ufpa.br.
Clay Anderson Nunes Chagas, UFPA
Doutor em Planejamento Socioambiental e Professor dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Segurança Pública e da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará e da Universidade do Estado do Pará, Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, pesquisador do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA/CNPq). email: claychagas@yahoo.com.br.
Franciney Carvalho da Ponte, UFPA
Geógrafo, Professor da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Pesquisador do GAPTA/CNPq. e-mail: fcponte@yahoo.com.br.