Neoinstitucionalismo, regularização fundiária urbana e o Programa Terra Legal

Autores

  • Gabriel Moraes de Outeiro
  • David Souza Góes
  • Durbens Martins Nascimento Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v19i2.2598

Palavras-chave:

Neoinstitucionalismo histórico, Regularização Fundiária Urbana, Amazônia, Programa Terra Legal.

Resumo

No Brasil urbano contemporâneo, com o aumento da informalidade urbana, a regularização fundiária se coloca como uma questão fundamental nas cidades. A regularização fundiária é um processo interdisciplinar, com a finalidade de integrar assentamentos irregulares ao contexto legal das cidades, proteger a posse dos ocupantes e ensejar sua participação no debate sobre política urbana. O trabalho analisou o Programa Terra Legal e deregularização fundiária urbana em Concórdia do Pará, sob o arcabouço teórico do neoinstitucionalismo histórico. O objetivo foi avaliar o programa, por meio de indicadores de títulos emitidos e como se deu a participação popular. Para isso, um estudo de caso foi feito, por meio de observação participante, entre os anos de 2013 e 2015, que revelou um avanço, com a criação de uma lei específica para a região amazônica, mas com potencial limitado para criar um path dependence rumo à democratização do acesso ao solo.

Biografia do Autor

Gabriel Moraes de Outeiro

Doutorando em Desenvolvimento Socioambiental pelo PPGDSTU/NAEA/UFPA, Mestre em Direito pelo PPGD/UFPA. Especialista em Direito Tributário pela Universidade Anhanguera. Advogado

David Souza Góes

Doutorando em Desenvolvimento Socioambiental pelo PPGDSTU/NAEA/UFPA, Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela UNIFAP. Especialista em Magistério Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão.

Durbens Martins Nascimento, Universidade Federal do Pará

Doutor em Desenvolvimento Socioambiental pelo PPGDSTU/NAEA/UFPA, Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo PPGDSTU/NAEA/UFPA. Professor da Universidade Federal do Pará, Cientista Político.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-11-19

Edição

Seção

Artigos