território, região, regionalização, desenvolvimento regional.
Resumo
Visa trazer à discussão o conceito de regionalização, considerando a experiência brasileira e, em particular, do Rio Grande do Sul. Como mecanismo de aprofundar a discussão, a pesquisa levou em consideração que no âmbito do desenvolvimento regional, enquanto campo interdisciplinar de reflexão sobre os processos de ocupação e planejamento do território, encontram-se conceitos chave como território, região e regionalização. Assim, este artigo visa trazer à discussão os conceitos mencionados, considerando a experiência brasileira, especificamente a experiência do Rio Grande do Sul, bem como responder a seguinte questão que embasa este estudo: existem antagonismos entre planejamento e políticas públicas a partir da justaposição de regionalizações? O processo legislativo e administrativo do poder público brasileiro define diversos recortes regionais para viabilizar a aplicação de políticas públicas setoriais, tais como de segurança, educação, turismo, saúde entre outros.
Biografia do Autor
Mariana Barbosa de Souza, UNISC-Universidade de Santa Cruz do Sul
Doutoranda, mestra em Desenvolvimento Regional e bacharela em Direito, todos pela UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul; Acadêmica no Curso de História-Licenciatura na UNOPAR-Universidade Norte do Paraná; Pesquisadora-membro do OBSERVA-DR; e Pesquisadora-membro do GEPEUR-CNPq: Grupo de pesquisa em estudos urbanos e regionais.
Verenice Zanchi, UNISC-Universidade de Santa Cruz do Sul
Doutoranda e mestra em Desenvolvimento Regional pela UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul; Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV; Administradora pelo Centro Universitário UNIVATES; Pesquisadora-membro do OBSERVA-DR. Pesquisadora-membro do Grupo de Pesquisa “Desenvolvimento Regional”-CNPq.