Neste trabalho identificam-se setores-chave para investimento na estrutura produtiva do Estado do Pará, utilizando métodos de índices de ligação de Rasmussen-Hirschman (IRH), dos índices puros (GHS) e do campo de influência, bem como os multiplicadores de produto, renda e emprego. Segundo a análise IRH e GHS, os setores considerados chave foram Soja e milho; Outras culturas; Metalsiderúrgico; Adubo e fertilizantes; e Serviços. A atividade agropecuária, além de ter dois setores considerados chave, teve três setores que se destacaram nos efeitos multiplicadores: Fruticultura; Outras culturas; e Aves, bovinos e suínos.
Biografia do Autor
Ricardo Bruno N. dos Santos, Universidade Federal de Viçosa
Ricardo Bruno Nascimento dos Santos (Doutorando em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa - UFV) é estudante de Doutorado do Programa em Economia Aplicada da UFV, é autor do artigo Comportamento recente do setor florestal madeireiro no Estado do Pará, Brasil (Revista Árvore)
Airton Lopes Amorim, Universidade Federal e Viçosa
Airton Lopes Amorim (Doutorando em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa - UFV) é estudante de Doutorado do Programa em Economia Aplicada da UFV, é co-autor do livro Economia: um enfoque básico e simplificado, publicado pela editora Atlas do Brasil em 2010.
Antônio Cordeiro de Santana, Universidade Federal Rural da Amazônia
Antônio Cordeiro de Santana (DS. pela Universidade Federal de Viçosa - UFV), professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), autor de diversos artigos com a temática amazônica.