Mudanças socioambientais no uso da terra em Altamira, Amazônia Oriental.

Autores

  • Maristela Marques Silva Faculdade de Engenharia Agronômica- Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Altamira.
  • Francisco Assis Oliveira Universidade Federal Rural da Amazônia –UFRA, Instituto de Ciências Agrárias- ICA, Av. Perimetral, 2501, Terra Firme, 66077-901, Belém, Pará, Brasil.
  • Antônio Cordeiro Santana Universidade Federal Rural da Amazônia –UFRA, Instituto Socioambiental e Recursos Hídricos-ISARH, Av. Perimetral, 2501, Terra Firme, 66077-901, Belém, Pará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v20i3.4270

Palavras-chave:

Agricultura familiar, floresta primária, bovinos, cacau, culturas anuais.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as principais mudanças no uso da terra e caracterizar os principais fatores que influenciam estas mudanças a partir de um estudo de caso no “Projeto de Assentamento Assurini”, uma área representativa dos sistemas de produção agrícolas do município de Altamira, no Estado do Pará. Foram entrevistadas 50 famílias que residem no assentamento. As análises dos dados foram realizadas através da estatística multivariada, com análise fatorial, e a análise de agrupamentos, utilizando 15 variáveis ligadas aos sistemas de produção. Os resultados indicaram que a criação de bovinos, o cultivo de cacau, aspectos ambientais, outras fontes de renda e as culturas anuais são os principais fatores que determinam as mudanças no uso da terra. Constatou-se, ainda, a diminuição das áreas de floresta primárias, diminuição das áreas com cultivos anuais e o crescimento da dependência das famílias de outras fontes de renda.

Biografia do Autor

Maristela Marques Silva, Faculdade de Engenharia Agronômica- Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Altamira.

Engenheira Agrômoma, Mestre em Agroecossistemas- UFSC, Doutora em Ciencias Agrárias - UFRA, docente pesquisadora da Universidade Federal do Pará/ Campus Univerisário de Altamira.

Francisco Assis Oliveira, Universidade Federal Rural da Amazônia –UFRA, Instituto de Ciências Agrárias- ICA, Av. Perimetral, 2501, Terra Firme, 66077-901, Belém, Pará, Brasil.

Engenheiro Florestal. Doutor em Hidrologia e Manejo de Ecossistemas. Instituto de Ciências Agrárias (ICA)- Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA.

Antônio Cordeiro Santana, Universidade Federal Rural da Amazônia –UFRA, Instituto Socioambiental e Recursos Hídricos-ISARH, Av. Perimetral, 2501, Terra Firme, 66077-901, Belém, Pará, Brasil.

Doutor em Economia Rural, docente pesquisador da Universidade Federal Rural da Amazônia –UFRA, Instituto  Socioambiental e Recursos Hídricos-ISARH.

Downloads

Publicado

2018-05-15

Edição

Seção

Artigos