gerenciamento, resíduos sólidos, percepção, população
Resumo
A preservação do meio ambiente é uma construção cultural e depende da percepção de pertencimento ao meio ambiente. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a percepção atual que os diversos atores sociais da Regional de Palmas têm em relação à gestão dos resíduos sólidos, realizada por meio de oficina técnica, apresentadas por meio de debate de soluções e propostas para quebra de paradigmas e construção dos novos rumos, possibilitando, assim, a formulação de um banco de ideias para subsidiar a proposição das diretrizes e estratégias, propostas, projetos e ações que irão compor o Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Tocantins (PERS-TO). Os resultados indicam que os participantes têm consciência dos problemas relacionados ao lixo, sendo que a proposta considerada mais importante pelos participantes da oficina da área programa de Palmas, com 14 votos, foi a criação de fábricas de adubo orgânico; usinas de geração de energia; arte e ofício/reuso; fábricas de materiais recicláveis, que na verdade são referentes a diversos temas, mas principalmente com base na reutilização da fonte da matéria prima que é o resíduo.
Biografia do Autor
Cristina Solange Hendges, Universidade Federal do Tocantins UFT
ESTUDANDE DE MESTRADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL
Dorcas Ribeiro dos Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT
Dorcas Ribeiro dos Santos, aluna do Mestrado Profissional Engenharia Ambiental na Universidade Federal do Tocantins - UFT, Campus Palmas. Bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins. Endereço: Quadra 302 Norte Alameda 1 Lote 03 Plano Diretor Norte, 77006336 - Palmas, TO – Brasil - Telefone: (63) 3218264
Aurelio Pessoa Picanço, Universidade Federal do Tocantins - UFT
Graduado em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Pará (1997). Mestre em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (2000). Doutor em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (2004). Atualmente é Professor Associado 2 da Universidade Federal do Tocantins, Professor do Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental e Presidente da Seçao Tocantins da ABES.