A busca pela universalização do abastecimento de água e esgotamento sanitário: evolução, desafios e perspectiva. Um estudo de caso em Manaus-AM

Autores

  • Jefferson da Silva Aragão
  • João Tito Borges Universidade Federal do Amazonas. Professor no programa de pós-graduação em ciências do ambiente e sustentabilidade na Amazônia.

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v13i3.4974

Palavras-chave:

Saneamento, Urbanização, Meio Ambiente.

Resumo

O objetivo do trabalho foi analisar o desafio da cidade de Manaus-AM em universalizar o acesso aos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O estudo tem característica descritiva com abordagem qualitativa e foi desenvolvido por meio da análise da série histórica do Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS), que abarcou informações e indicadores operacionais de 2002 a 2015, como extensão da rede de água, extensão da rede de esgotos; índice de atendimento urbano de água; índice de atendimento urbano de esgoto. Concluiu-se que há significativa diferença entre o abastecimento de água e o esgotamento sanitário, sendo que o último atende a pouco mais de 10% da população da cidade. Considerou-se que o maior desafio da cidade é a ampliação do acesso ao sistema de esgotamento sanitário, principalmente no que tange às obras de infraestrutura urbana e à garantia da adesão da população aos sistemas.

Biografia do Autor

Jefferson da Silva Aragão

Mestre em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia (PPG/CASA - UFAM)

João Tito Borges, Universidade Federal do Amazonas. Professor no programa de pós-graduação em ciências do ambiente e sustentabilidade na Amazônia.

Doutor em Engenharia Cível, UNICAMP.  Docente e Pesquisador do Programa de Pós Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPG-CASA)/UFAM.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Edição

Seção

Artigos