A estrada de ferro de Bragança e a colonização da zona bragantina no estado do Pará

Auteurs-es

  • Leonardo Milanez de Lima Leandro Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
  • Fábio Carlos da Silva UFPA/NAEA

DOI :

https://doi.org/10.5801/ncn.v15i2.578

Résumé

O Pará foi o décimo terceiro Estado do Brasil a ser percorrido por uma ferrovia. A Estrada de Ferro de Bragança foi inaugurada, no dia 10 de junho de 1884. Concluídos os 229 quilômetros do eixo principal da via férrea, ligavam-se Belém e Bragança, feito celebrado, com novo ato inaugural aos 4 de maio de 1908. Outros três ramais partiam do eixo principalem direção às colônias do Pinheiro, do Prata e de Benjamin Constant, que respectivamente saiam de Belém, Igarapé- Açu e Bragança. Ao reunir informações a respeito da trajetória da empresa ferroviária, objetiva-se analisar o seu papel na formação da Zona Bragantina do Estado do Pará, região cuja ocupação foi fomentada com vistas ao desenvolvimento de núcleos agrícolas no Estado do Pará, no período de expansão da atividade gomífera

Bibliographies de l'auteur-e

Leonardo Milanez de Lima Leandro, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos

Pernambucano. Bacharel em administração de empresas, especialista em gestão da capacidade humana nas organizações, mestre em planejamento do desenvolvimento, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, trabalhando com os temas história, desenvolvimento socioambiental e planejamento.

Fábio Carlos da Silva, UFPA/NAEA

Professor Associado do NAEA/UFPA

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Publié-e

2013-03-11

Numéro

Rubrique

Artigos