PINTO-COELHO, Ricardo Motta; HAVENS, Karl. Gestão de recursos hídricos em tempos de crise. Porto Alegre: Artmed Editora, 2016. 240 p.

Autores

  • Bárbara Oliveira de Morais Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Alexandre Ferreira Lopes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v22i2.6599

Resumo

O livro “Gestão de recursos hídricos em tempos de crise” é uma obra que se difere das demais na área, pois traz à tona aspectos pouco encontrados quando se trata de discussões sobre o cenário global dos recursos hídricos no planeta. Uma das questões que se destacaram como foco principal dos autores se referiu ao cuidado de trazer para o leitor informações que permitissem demonstrar a colaboração do homem nos efeitos de transformação nos principais ecossistemas (rios, lagos, reservatórios, estuários e áreas litorâneas, aquíferos, geleiras e capotas polares).Os autores se preocuparam em tecer considerações acerca da importância ecológica e ambiental utilizando-se de estudos de casos que foram apresentados para sustentar os exemplos e discussões que envolveram como citado no tópico anterior, a contribuição da humanidade nos impactos aos ecossistemas, gerando conflitos sociais, econômicos e geopolíticos.O professor Ricardo Motta é Pesquisador no Departamento de Biologia Geral da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e no ano de 2009 lançou a obra Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Já o professor Karl Havens atua no Instituto de Agricultura e Cie?ncias Agra?rias da University of Florida (UF/IFAS). Os professores possuem larga experiência e produção científica na área de limnologia (hidrobiologia) cuja ciência trata do estudo da ecologia das águas continentais.

Biografia do Autor

Bárbara Oliveira de Morais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável

Alexandre Ferreira Lopes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Doutor no Programa de Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural Fluminense – UFRRJ

Referências

PINTO-COELHO, Ricardo Motta; HAVENS, Karl. Gestão de recursos hídricos em tempos de crise. Artmed Editora, 2016. 240 p.

Downloads

Publicado

2019-09-19

Edição

Seção

Resenhas