O objetivo é identificar e analisar as lógicas de reprodução social em sua relação com as práticas de gestão do meio natural para refletir sobre as possibilidades de mudanças socioprodutivas que favoreçam a diminuição do desmatamento na região da Rodovia Transamazônica, estado do Pará. Tem-se como aporte teórico-analítico a abordagem sobre reprodução social sugerida por Claude Raynaut, assim como as noções de experiência social e lógicas de ação de François Dubet. Apesar da relevância recente dada à questão ambiental, verifica-se que as mudanças socioprodutivas locais têm relação direta com a própria trajetória do sistema de produção e o ciclo de vida familiar. Oito lógicas de reprodução social são identificadas em estreita ligação com as trajetórias produtivas, a gestão dos elementos do meio natural e as relações sociais na região estudada.
Biografia do Autor
Carla Giovana Souza Rocha, Universidade Federal do Pará
Agrônoma, professora da UFPA, lotada no Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural. Fez mestrado em Ciências Sociais - Agricultura e Desenvolvimento/CPDA na UFRRJ; doutoranda da UFRGS, curso de Desenvolvimento Rural/PGDR.
Jalcione Pereira de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Jalcione Almeida, Doutor em Sociologia, Universidade de Paris X-Nanterre (1993), professor dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) e de Sociologia (PPGS), ambos da UFRGS. Pesquisador CNPq. Coordenador do Programa de Pós-gradaução em Desenvolvimento Rural -PGDR/UFRGS.Coordenador do TEMAS.