OS IMPACTOS DAS PRáTICAS COMERCIAIS DA EMPRESA DE COSMéTICOS NATURA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO JACAREQUARA EM SANTA LUZIA DO PARá-PA

Autores

  • Alessandra Damasceno de Almeida
  • Arthur Boscariol da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18542/nra.v6i1.6208

Resumo

O presente artigo analisa as práticas comerciais estabelecidas entre a empresa de cosméticos Natura e a comunidade quilombola denominada Jacarequara, localizada do município de Santa Luzia do Pará, nordeste do estado do Pará, apontando a parceria comercial entre a empresa e a comunidade que desenvolve-se pela comercialização da amêndoa do murumuru (Astrocaryum murumuru Mart). Esta amêndoa é coletada da floresta pelos quilombolas e vendida à empresa para a produção de cosméticos como sabonetes, hidratantes, óleo corporal, entre outros. Com isso, busca-se compreender esta parceria comercial a partir do regime de acumulação flexível no século XXI e seus desdobramentos no espaço geográfico. Para isso, é necessário compreender a parceria comercial entre a empresa Natura, que circula em um mercado global com uma comunidade quilombola que possui cultura e relações de produção de específicas. Este debate tem como objetivo verificar as implicações socioespaciais ocasionadas pela parceria comercial com a empresa na organização do espaço geográfico. O que se observou neste estudo são práticas comerciais contemporâneas que ainda não alteraram por completo o modo de vida de uma sociedade tradicional. As mudanças identificadas apontam que existem famílias que decidiram pela participação das atividades, alterando sua dinâmica de vida e afetandosuas práticas produtivas tradicionais.

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Publicado

2018-11-07

Edição

Seção

Dossiê Amazônia