DISCURSO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL ENTRE ESCOLA, LIXÃO E TRABALHO INFANTIL

Autores

  • Ana Paula Vieira e Souza
  • Francisco Pereira Oliveira
  • Ana Nivia Santana Alves

DOI:

https://doi.org/10.18542/nra.v6i3.6240

Resumo

A pesquisa tem centralidade nos discursos de crianças sobre escola, lixão e trabalho infantil, matriculadas em uma Escola da Rede Estadual da periferia do Município de Bragança, no entorno do Lixão do Rocha. O objetivo principal é caracterizar com base no discurso de crianças, as culturas infantis produzidas no universo infantil entre escola, lixão e trabalho infantil. Participaram da roda de conversa 10 crianças na faixa etária entre 07 e 10 anos. Os discursos das crianças revelam seusdesejos, sonhos e perspectiva de vida, sobre seus desejos em possuir objetos, o que pensam em relação sobre família e escola, o tipo de trabalho que realizam no Lixão do Rocha. Conclui-se, o descaso dopoder público em melhorar a estrutura física da escola, na formação continuada e na qualificação de professores para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo mostra que as crianças constroem culturas infantis na escola, nas relações com outras crianças pelo brincar, entretanto o trabalho infantil nega a elas o direito de constituírem culturas. Elas possuem desejos basilares como o de ter uma casa digna, geladeira, etc. O trabalho infantil para elas é algo prejudicial e impeditivo debrincadeiras, além de ficarem expostas às situações degradantes e humilhantes, como risco de saúde e de vida. As culturas infantis produzidas pelas crianças são caracterizadas pelo brincar, pelasbrincadeiras como jogar bola, correr e nas conversas entre si. Elas têm desejo de aprender a dominar a leitura e escrita.

Downloads

Edição

Seção

Dossiê Amazônia