APRENDER E CUIDAR: ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM E CUIDADO COM CRIANÇAS INDÍGENAS

Autores

  • Luiz Carlos C. Cunha
  • Jéssica do Socorro Leite Corrêa

DOI:

https://doi.org/10.18542/nra.v6i3.6248

Resumo

Este ensaio etnofotográfico é o resultado de nossa observação sobre a turma do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Indígena Francisco Mágno Tembé – Anexo Pirá, da etnia Tembé Tenetehara do Alto Rio Guamá, Santa Luzia do Pará, nordeste paraense, pertencentes ao tronco linguístico Tupi. As imagens fazem referência a uma prática comum na relação entre mãe e filho sob a ótica do cuidar direcionado a criança indígena nessa aldeia. O ensaio se passa no ano de 2017, a mãe, Tawewá (taperebá3) traz o filho Haziw (queixo) para a sala de aula revelando perfeita sincronia entre Educação Escolar e Educação Familiar. Uma prática que evidencia a quebra do paradigma tradicional da Educação Escolar formal o que favorece o exercício da Educação Escolar Diferenciada e Específica....

Downloads

Edição

Seção

Ensaio Etnográfico