Estratégias de Aquisição de Vocabulário Adotadas por Alunos de Letras na Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.18542/nra.v1i1.6277Resumo
Neste estudo pretende-se verificar quais estratégias de aquisição de vocabulário são mais frequentemente adotadas por aprendizes de Inglês como Língua Estrangeira e, portanto, mais eficientes do ponto de vista metodológico. Primeiramente, faz-se uma retomada das diferentes metodologias de ensino de Língua Inglesa, tendo como foco as principais estratégias de aquisição de vocabulário. A seguir, analisa-se o livro didático American English File 2, adotado para alunos do terceiro semestre do Curso de Letras: Português e Inglês do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria/RS. A fim de verificar quais são as estratégias mais recorrentes para o ensino de vocabulário aos aprendizes da língua alvo, são analisadas cinco unidades do livro didático citado. Por fim, é aplicado um questionário aos alunos, com o objetivo de conferir se as estratégias que eles utilizam vão ao encontro das estratégias trabalhadas no livro didático analisado. Os resultados obtidos demonstraram que, embora no livro didático a maioria das atividades voltadas à aquisição de vocabulário faça uso da linguagem de forma descontextualizada, os aprendizes identificaram a leitura - atividade que faz uso da língua de forma contextualizada - como sendo a melhor estratégia para a aprendizagem de novos vocábulos na língua alvo.Downloads
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Dossiê Amazônia
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