A INDUMENTÁRIA DA MARUJA COMO “TELA DE REPRESENTAÇÃO” NA DEVOÇÃO BENEDITINA EM BRAGANÇA-PA

Autores

  • Ana Mabell Seixas Alves Santos
  • Luis Junior Costa Saraiva

DOI:

https://doi.org/10.18542/nra.v5i2.6394

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa desenvolvida para uma Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA-UFPA), e tem por tema uma contextualização do conceito de “tela de representação” proposto por Hall (2003). Este conceito trata da utilização, pela cultura negra, do corpo como capital cultural devido à impossibilidade de outros recursos expressivos no sistema escravista e na dominação eurocêntrica durante a diáspora. Compreendemos a figura da maruja em Bragança-PA, que resulta de uma devoção fundada na cidade por negros escravizados no final do século XVIII e marcada por tensões de poder, como uma tela de representação. Deste modo, a indumentária da maruja articula repertórios africanos com elementos do catolicismo, comunica identidades, corporifica a fé em São Benedito e delimita espaços no contexto da festividade do santo preto.

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Seção

Dossiê Amazônia