ENSINAGENS E APRENDIZAGENS DOS SABERES-FAZERES TRADICIONAIS: UMA EDUCAÇÃO INFORMAL DO CAMPO.
DOI:
https://doi.org/10.18542/nra.v4i2.6429Resumo
Este texto tem a ambição de traçar relações entre os saberes-fazeres tradicionais e a educação informal do campo, articulando educação e cultura na construção e reconstrução contínua dos saberes-fazeres tradicionais por meio das relações cotidianas, bem como a maneira como se dá a socialização de tais saberes-fazeres. A área de estudolocaliza-se na Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu, sendo a metodologia empregada a etnoecologia. Os dados coletados em pesquisas diversas demonstram que os saberes-fazeres são produzidos e socializados em espaços diversos, indo desde os espaços familiares aos espaços comunitários. As ensinagens e aprendizagens são protagonizadas pela oralidade, pela observação e a própria prática do saber-fazer, aprende-se e ensina-se fazendo. Assim como os saberesfazeres sofrem mudanças, as estratégias de ensinagens e aprendizagens também acompanham tais transformações, principalmente devido às novas tecnologias, que influenciam a inserção de novas maneiras de fazer, ou seja, novos saberes; dinamizam, portanto, a cultura através dessa educação informal do campo.Downloads
Edição
Seção
Dossiê Amazônia
Licença
A Nova Revista Amazônica oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, não cobra taxas para submissão, nem para o processamento e publicação dos trabalhos, pois acredita no compartilhamento gratuito do conhecimento científico ao público e na democratização mundial do conhecimento. Procede, ainda, a divulgação da revista em diferentes mídias sociais de modo que a revista possa ter maior alcance e circulação.
Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.