AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO. DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.18542/nra.v7i1.6974Resumo
Esse estudo analisa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais - DCNERE e o processo de formação de professores de História4, da Universidade Federal do Pará, Campus Bragança. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa documental (Projeto Pedagógico do Curso de História). Por meio do PPC do Curso de História o presente trabalho investiga como os Núcleos de Disciplinas do Curso de História contemplam as relações étnico-raciais no Ensino de História. Os resultados revelam que os conteúdos referentes às relações étnico-raciais estão inseridas minimamente no currículo em que forma o professor de História e, de certa maneira, cumpre a exigência formal na legislação. Concluímos que o espaço reservado à Europa ainda é privilegiado por meio do saber historiográfico como o fio condutor que tece os caminhos da historiografia ocidental, o que dificulta discussões sobre o racismo e suas ramificações no contexto escolar.Downloads
Publicado
2019-04-30
Edição
Seção
Dossiê Amazônia
Licença
A Nova Revista Amazônica oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, não cobra taxas para submissão, nem para o processamento e publicação dos trabalhos, pois acredita no compartilhamento gratuito do conhecimento científico ao público e na democratização mundial do conhecimento. Procede, ainda, a divulgação da revista em diferentes mídias sociais de modo que a revista possa ter maior alcance e circulação.
Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.