UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: TERRITÓRIO DE VIDAS E CULTURAS

Autores

  • Joana d’Arc de Vasconcelos Neves
  • Rogério Andrade Maciel
  • Ana Paula Vieira Souza
  • Raquel Amorim dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.18542/nra.v7i1.6983

Resumo

Neste artigo, analisamos as ações desenvolvidas entre a Universidade Federal do Pará (UFPA), Conselho de Juventude e duas escolas que ofertam EJA na rede pública de ensino municipal de Bragança-Pa. Na produção dos dados, consideramos as etapas formuladas do Projeto EJA: Território de Vida e Cultura que compreende: a) diagnóstico da realidade da EJA; b) Realização de oficinas: teatro, pintura em camisas e formação de professores; c) a visão dos alunos e dos professores sobre o projeto. Os resultados apontaram para uma experiência propositiva de reconfiguração da própria modalidade, trazendo para EJA um currículo que envolveu cultura, organização da juventude e formação continuada de professores em um movimento coletivo ressignificando a EJA em territórios de vida e culturas.

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Publicado

2019-04-30