O CURRÍCULO DA PASTORAL DA JUVENTUDE E A CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DO JOVEM CATÓLICO

Autores

  • Valdecy de Souza Meirelles
  • Wladirson R. da S. Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.18542/nra.v7i2.7505

Resumo

O presente texto aborda reflexões acerca da constituição do sujeito/jovem a partir dos documentos da pastoral da juventude. A pesquisa tem como objetivo analisar a constituição do discurso presente no currículo da pastoral da juventude como forma de subjetivação e objetivação dos jovens. Este estudo se estrutura a partir da análise dos documentos da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que trata sobre a evangelização da juventude, que são: documento 44 (1986), documento 85, (2007), Somos Igreja Jovem (2012), no qual está contido o projeto Tecendo Relações. Foi realizada a análise do discurso presente nesses documentos para que se possa compreender o processo de objetivação e subjetivação dos jovens. Subsidiará a pesquisa os escritos de Foucault. O procedimento metodológico utilizado na pesquisa foi pesquisa/leitura bibliográfica para análise do discurso pastoral, contidos nos documentos pastorais.

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Publicado

2019-09-09