Espaços e agentes da obra

Autores

  • Luis Alberto Brandão

DOI:

https://doi.org/10.18542/arteriais.v4i7.6927

Resumo

ResumoA partir de questões sobre a noção de obra e seus corolários de unidade e concretude - questões que abarcam os vínculos entre obra e objeto, suporte, condições de apresentação, espaço perceptivo, mecanismos culturais -, proponho uma reflexão sobre as ambivalências de tal noção, bem como sobre as delimitações e os cruzamentos entre alguns dos principais agentes e dos respectivos processos de atuação a que a noção de obra se associa, como autor, editor, tradutor, leitor e curador. A reflexão toma como principal objeto as variantes de alguns textos de Zulmira Ribeiro Tavares publicados em diferentes ocasiões: na revista Cult, em 2000; no livro Vesuvio, publicado no Brasil em 2011; e na edição canadense, intitulada Vesuvius, publicada em 2015, com a tradução feita por Hugh Hazelton.AbstractFrom questions about the notion of work (œuvre) and its corollaries of unity and concreteness - issues that encompass the links between work and object, support, presentation conditions, perceptual space, cultural mechanisms - I propose a reflection on the ambivalences of this notion, as well as on the delimitations and crossroads between some of the main agents and their respective processes to which the notion of work associates, as author, editor, translator, reader and curator. The main object of the reflection is the variants of some texts by Zulmira Ribeiro Tavares published on different occasions: in Cult magazine, in 2000; in the book Vesuvio, published in Brazil in 2011; and the Canadian edition, entitled Vesuvius, published in 2015, with the translation by Hugh Hazelton.

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Publicado

2019-04-23

Edição

Seção

Dossiê