ResumoEste artigo é um memorial descritivo do processo de criação da cena “AFETO: amor fervente en(tre) trânsito ordinário” construído como parte da avaliação da disciplina “Dramaturgia do Ator” do curso Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Pará, no ano de 2017. Partimos de atravessamentos sobre os estudos de Gaston Bachelard no livro “A poética do devaneio” e apontamentos do trabalho sobre si presentes na “Dramaturgia Pessoal do Ator” de Wlad Lima, em uma confissão poética, onde o corpo homossexual, do intérprete criador desta cena, expõe suas vivências do ciclo do amor em devaneios transversais entre a poética pessoal e a dramaturgia do ator, desenvolvendo uma escrita autobiográfica narrada da perspectiva das personas criadas durante o processo, entendendo o devaneio poético autobiográfico na criação cênica como um ato necessário de empoderamento de si e resistência.AbstractThis article is a descriptive memorial of the process of creation of the scene “AFETHE: fervent love in (ordinary) transit” constructed as part of the evaluation of the “Dramaturgy of the Actor” course of the Licensed Theater course of the Federal University of Pará, 2017. We start from cross-over on Gaston Bachelard’s studies in the book “The Poetics of Daydreaming” and notes from his work on Wlad Lima’s “Personal Actor’s Dramaturgy” in a poetic confession where the homosexual body of the creative interpreter of this scene, exposes his experiences of the cycle of love in transverse daydreams between the personal poetics and the dramaturgy of the actor, developing an autobiographical writing narrated from the perspective of the people created during the process, understanding the autobiographical poetic reverie in the scenic creation as a necessary act of empowerment and resistance.