ENSINO DE IDEOGRAMAS COM BASE NO PROCEDIMENTO MATCHING DE IDENTIDADE COM ESTÍMULOS COMPOSTOS

Autores

  • Mariana Rebello UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Lin Shu Yu UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Melina Bertoldo UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Rafael Duckur UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Renato Vernucio UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Paula Debert UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

DOI:

https://doi.org/10.18542/rebac.v6i2.1119

Resumo

O presente estudo avaliou a possibilidade de produzir relações condicionais arbitrárias emergentes após treino com matching de identidade com estímulos compostos para o ensino de leitura de ideogramas japoneses. Seis participantes foram submetidos ao matching de identidade com estímulos compostos (AB-AB). Os estímulos dos Conjuntos A, B e C eram, respectivamente, três desenhos de ideogramas japoneses, três palavras escritas em português e três ideogramas japoneses falados. Foram testadas as relações arbitrárias A-B, B-A, AC-B, C-A, C-B e a nomeação dos ideogramas. Os participantes levaram até três sessões para aprender as relações treinadas e responderam consistentemente nos testes. Portanto, o procedimento investigado produz aprendizagem sem erros e é eficaz e rápido para produzir relações emergentes para ensino de leitura de ideogramas japoneses.Palavras-chave: matching de identidade, estímulos compostos, ideogramas.

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Publicado

2013-04-02

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa