Comparação entre medidas da Classe de Respostas “Separar o lixo adequadamente”

Autores

  • Renan M. Costa Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Fernanda S. Oda Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Fátima R. Szinwelski Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Alexandre Dittrich Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Bruno A. Strapasson Universidade Positivo e Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.18542/rebac.v7i1.1435

Resumo

As medidas mais usadas para o estudo da classe de respostas “separação adequada do lixo” em pesquisas na análise do com¬portamento são a pesagem e a contagem de itens recicláveis depositados nas lixeiras. Embora diferentes medidas sejam utilizadas, não parece haver na literatura qualquer discussão da adequação relativa das diferentes medidas à variável dependente. O presente estudo teve como objetivo realizar uma comparação entre as medidas citadas e a observação direta do comportamento dos participantes. Para realizar a comparação entre medidas, o estudo foi delineado como replicação sistemática do estudo de Austin et al. (1993) sobre com¬portamento de reciclagem. Os participantes foram membros de dois prédios de uma universidade e eventuais transeuntes das proximi¬dades. Foi utilizado delineamento AB de linha de base múltipla. específicos foram introduzidos como variável independente. O índice de correlação entre a observação direta e a contagem de itens mostrou-se superior ao índice de correlação entre a observação direta e a pesagem. Os resultados obtidos pela pesquisa original não foram replicados. Os resultados do presente estudo parecem sugerir que pesquisas futuras devam atribuir maior grau de confiança à contagem de itens.

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Publicado

2013-12-10

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa