É POSSÍVEL FAZER UMA ANÁLISE COMPORTAMENTAL DA INTELIGÊNCIA?

Autores

  • Laura Z. Rabelo Universidade Federal de São Carlos
  • Julio C. de Rose Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.18542/rebac.v11i1.2382

Resumo

O estudo da inteligência iniciou-se no século XIX com a investigação da origem das diferenças individuais. Desde então, variados testes, teorias e modelos de inteligência foram criados. Durante várias décadas, a utilidade do conceito “inteligência” foi questionada por analistas do comportamento, uma vez que eles buscam identificar as variáveis ambientais que controlam o comportamento. O objetivo deste artigo é revisar a literatura que aborda a inteligência por uma perspectiva comportamental, baseando-se principalmente nas Teorias de Equivalência de Estímulos e das Molduras Relacionais. Algumas críticas da área ao conceito de inteligência serão apresentadas, bem como explorar-se-á uma possibilidade comportamental de análise desse construto. As evidências empíricas que apontam uma conexão entre repertórios de responder relacional derivado e o funcionamento intelectual serão discutidas. O diálogo entre a Análise do Comportamento e a Psicometria permite que as contribuições das duas se complementem para o planejamento de intervenções efetivas, o que é visto como o objetivo maior de ambas as áreas. Palavras-chave: inteligência, molduras relacionais, responder relacional derivado, equivalência de estímulos, psicometria, intervenção

Biografia do Autor

Laura Z. Rabelo, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia, área de concentração Análise Comportamental da Cognição

Julio C. de Rose, Universidade Federal de São Carlos

Professor Titular do Departamento de Psicologia

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Publicado

2016-09-17

Edição

Seção

Artigos Teóricos