APRENDIZAGEM DE RELAÇÕES PALAVRA-OBJETO POR BEBÊS EM UM PROCEDIMENTO DE INTRODUÇÃO SUCESSIVA DE ESTÍMULOS
DOI:
https://doi.org/10.18542/rebac.v11i1.3777Resumo
O desempenho por exclusão, definido como a seleção de um estímulo indefinido (entre alternativas conhecidas), diante de um modelo também indefinido, é referido como um componente importante na aprendizagem de vocabulário em crianças pequenas. Apesar de ser um fenômeno bem documentado pela literatura, é necessário ainda compreender como a apresentação de novas palavras para bebês pode afetar a aprendizagem de múltiplas relações nome-objeto. O objetivo deste estudo foi verificar se o procedimento de introdução sucessiva de estímulos é eficiente para ensinar simultaneamente duas relações nome-objeto para bebês. Participaram sete bebês (três meninas), de 17 a 20 meses de idade. Foram realizadas tarefas de emparelhamento ao modelo com objetos e nomes conhecidos (linha de base), seguidas de blocos de ensino de duas novas relações nome-objeto, com a introdução sucessiva das novas relações, e testes de aprendizagem. Todas as crianças responderam por exclusão na primeira apresentação de cada estímulo novo, confirmando a ocorrência desse desempenho em bebês. A introdução da segunda nova relação desestabilizou o desempenho dos participantes no bloco de ensino, mas dois dos sete bebês mostraram indícios de aprendizagem das relações nos testes. A condução de testes em extinção pode ter gerado um efeito deletério no desempenho dos bebês. A introdução sucessiva de novas relações nome-objeto pode ser uma forma viável de ensino de novas relações para crianças pequenas, mas deve-se ainda investigar o número necessário de exposições dessas relações e reavaliar a pertinência de testes em extinção para bebês, uma vez que seu efeito pode mascarar a aprendizagem desses participantes.Palavras-chave: responder por exclusão, aprendizagem de vocabulário, procedimento de introdução sucessiva de estímulos, bebês.Downloads
Publicado
2016-09-17
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa
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