Análise do comportamento e a construção social do conhecimento

Autores

  • Bernard Guerin University Of Waikato
  • Henrique Valle Belo Ribeiro Angelo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Márcio Borges Moreira Instituto de Educação Superior de Brasília e Universidade de Brasília
  • Ricardo Corrêa Martone Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento

DOI:

https://doi.org/10.18542/rebac.v5i1.726

Resumo

Um fenômeno de interesse contemporâneo na psicologia social é a construção social do conhecimento – o conhecimento que surge na interação entre as pessoas em comunidades, ao invés daquele que surge em interações em um ambiente não social. Uma análise comportamental do conhecimento construído socialmente é apresentada, baseada nos tipos funcionais de comportamento verbal de Skinner (1957) e nas contingências sociais que os mantêm. Conhecimento construído socialmente ocorre na forma de intraverbais, tatos com falha na discriminação, ou quando existem poderosos controles sociais determinando o comportamento verbal em um grupo. A diferença entre comportamento governado por regras e governado por contingências mostra os limites do conhecimento construído socialmente, enquanto contingências sociais envolvidas na influência de uma minoria e em inovações mostram como mudanças podem ocorrer nas representações de uma comunidade. Palavras-chave: representações sociais, análise do comportamento, psicologia social, comportamento verbal.

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Publicado

2012-02-23

Edição

Seção

Artigos Teóricos