AQUISIÇÃO DE REPERTÓRIO DISCRIMINATIVO AUDITIVO EM ESQUEMA MÚLTIPLO: EXPLORANDO PROCEDIMENTO PARA ESTUDO DA FORMAÇÃO DE CLASSES FUNCIONAIS EM RATOS
DOI:
https://doi.org/10.18542/rebac.v3i1.824Resumo
Estudos sobre a formação de classes de estímulos usualmente requerem o treino de discriminações de linha de base que incluem múltiplas discriminações simples e/ou condicionais inter-relacionadas. O objetivo do presente estudo foi replicar a fase de aquisição de discriminações de linha de base de um estudo anterior com ratos como sujeitos, com mudanças de procedimento objetivando tornar mais eficiente o treino de linha de base. Seis ratos albinos (Rattus norvegicus) foram submetidos a treino de discriminações simples sucessivas, com estímulos auditivos, em sessões de longa duração. Dois estímulos auditivos (A1 e B1) foram correlacionados a esquema de razão variável (VR) e dois outros estímulos (A2 e B2) foram correlacionados a esquema de reforço diferencial de taxas baixas (DRL). Cinco dos seis ratos demonstraram aquisição das discriminações, desenvolvendo dois padrões distintos de responder (taxas altas no esquema VR e taxas baixas no esquema DRL) sob controle dos estímulos auditivos. Este trabalho sugere que o emprego de esquemas múltiplos com estímulos auditivos em sessões de longa duração pode representar uma alternativa rápida e eficaz na formação de uma linha de base necessária aos estudos de formação de classes funcionais com estímulos auditivos e com ratos como sujeitos. Palavras-chave: razão variável, reforço diferencial de taxas baixas, estímulos auditivos, Rattus novergicusDownloads
Publicado
2012-03-26
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa
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