EMERGÊNCIA DE RELAÇÕES ORDINAIS SOB CONTROLE CONTEXTUAL EM SURDOS

Autores/as

  • Ruth Daisy Capistrano de Souza Universidade Federal do Pará
  • Priscila Giselli Silva Magalhães Universidade Federal do Pará
  • Grauben Assis Universidade Federal do Pará
  • Paulo Roney Kilpp Goulart Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/rebac.v6i1.993

Resumen

O presente estudo visou a ampliar a investigação de procedimentos computadorizados de ensino com controle contextual sobre relações ordinais. Participaram cinco crianças surdas com história experimental em discriminações simples e condicional. A tela do computador era dividida em “área de escolha” (parte inferior), na qual os estímulos eram apresentados de forma aleatória, e “área de construção” (parte superior), para a qual os estímulos se deslocavam. Dois estímulos eram apresentados simultaneamente, e os participantes deviam selecioná-los sequencialmente (p. ex., A1?A2, na presença do círculo e da cor “verde”; ou A2?A1, na presença do triângulo e da cor “vermelha”). O delineamento experimental envolveu as seguintes fases: pré-testes, treinos, sondas, testes de transitividade, revisões de linha de base e testes de substitutibilidade. O critério de acerto era de três tentativas corretas consecutivas. Todos os participantes alcançaram o critério de acerto e responderam aos testes de transitividade e conectividade. Os resultados mostram evidências de controle contextual sobre as relações emergentes, sugerindo que o estabelecimento de controle discriminativo simples e condicional foi fundamental para a emergência de classes ordinais sob controle contextual. Palavras-chave: controle de estímulos, estímulo contextual, relações ordinais, crianças surdas.

Biografía del autor/a

Ruth Daisy Capistrano de Souza, Universidade Federal do Pará

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.

Priscila Giselli Silva Magalhães, Universidade Federal do Pará

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.

Grauben Assis, Universidade Federal do Pará

Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo; docente do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará; bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Paulo Roney Kilpp Goulart, Universidade Federal do Pará

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará; bolsista de Pós-Doutorado Júnior do CNPq.

Publicado

2012-12-07

Número

Sección

Relatos de Pesquisa