Ensino de ciências: uma proposta de escolarização do conceito de morte por meio da abordagem do ciclo de vida

Autores

  • Aline Andréia Nicolli Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Eduardo Fleury Mortimer
  • Itamar Miranda da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v8i16.1664

Palavras-chave:

ensino de ciências, ciclo de vida, morte

Resumo

Neste artigo, apresentamos reflexões de um estudo desenvolvido para propor o perfil conceitual de morte e identificar aspectos da abordagem pedagógica do ciclo de vida, no Ensino de Ciências. Discutimos, mais especificamente, aspectos sobre a seguinte questão:quais as possibilidades da escolarização do conceito de morte por meio da abordagem pedagógica do ciclo de vida, no Ensino de Ciências? Os sujeitos envolvidos eram estudantes de duas turmas de sétima série, do ensino fundamental, que frequentavam aulas de ciências,em uma escola pública estadual localizada em Rio Branco, Acre, Brasil. A análise dos dados coletados permitiu perceber que a abordagem pedagógica da unidade ciclo de vida alterou expressivamente os modos de falar e as formas de pensar dos estudantes sobre o ciclo de vida e a morte.

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Publicado

2012-06-30

Edição

Seção

Artigos Científicos