Saberes docentes manifestados sobre a prática da educação ambiental (EA): As concepções de duas professoras do ensino fundamental de uma escola pública de Marabá/Pa

Autores

  • Luana Pinheiro Lima Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Sandra Cristina Lima Silva
  • Marcos Guilherme Moura Silva

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v7i0.1696

Palavras-chave:

saberes docentes, educação ambiental, escola

Resumo

Entendemos por saberes o conjunto de conhecimentos e experiências adquiridos pelos docentes durante sua trajetória profissional e aplicados em sua prática, constituindo assim sua identidade de educador. A Educação Ambiental caracteriza-se como um conjunto de atividades e práticas ambientais com o objetivo de conscientizar a sociedade e solucionar os problemas do ambiente. Para tanto, esta pesquisa teve como objetivo investigar os saberes docentes necessários à prática da Educação Ambiental (EA) e o desenvolvimento da mesma em uma Escola pública da cidade de Marabá (PA). Realizamos uma pesquisa qualitativa, tendo as informações sido constituídas a partir de entrevistas semi-estruturadas realizadas com duas professoras de Ciências do Ensino Fundamental que desenvolvem em suas aulas trabalhos voltados para a conscientização ambiental de seus alunos. Os resultados apontam que, apesar de alguns saberes serem destacados pelas professoras, faz-se necessário ainda um aprofundamento teórico, cursos de aprimoramento e formação continuada para que os saberes necessários à prática da Educação Ambiental sejam apreendidos, desenvolvidos e constituídos no processo educacional de cada docente, além de destacarmos a relevância de incentivar entre os professores a pesquisa na área.

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Publicado

2011-06-30

Edição

Seção

Artigos Científicos