Obstáculos no processo de ensino e de aprendizagem de cálculo estequiométrico

Autores

  • Ana Alice Farias da Costa
  • Jorge Raimundo da Trindade Souza Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v10i19.2190

Palavras-chave:

cálculo estequiométrico, obstáculos de aprendizagem, ensino de química

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada no município de Belém-Pará, com professores de Química e alunos do 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública e outra privada, por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas com o objetivo de identificar e investigar nas aulas de Química os principais obstáculos dos estudantes em relação ao aprendizado de Cálculo Estequiométrico, e assim, propor uma intervenção didática. Após análise quantitativa e qualitativa aplicou-se uma aula contextualizada utilizando um jogo didático, objetivando uma aprendizagem efetiva. Os resultados mostram que a principal dificuldade relatada tanto pelos discentes quanto pelos docentes está relacionada aos cálculos presentes no conteúdo abordado. Concluiu-se, após a intervenção didática e a aplicação de uma nova entrevista semiestruturada, que os estudantes demonstraram interesse na aula, melhor compreensão do conteúdo e assim puderam construir efetivamente o conhecimento objeto deste estudo.

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Publicado

2013-12-31

Edição

Seção

Artigos Científicos