O Ensino de Matemática na Escola Normal de Belém entre 1950 e 1970: apontamentos de história

Autores

  • Cibele Borges de Sousa Secretaria de Estado de Educação do Pará
  • Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v12i23.2427

Palavras-chave:

escola normal, matemática escolar, história da educação matemática

Resumo

Esta pesquisa realizada no campo da Educação Matemática se refere a uma história da Escola Normal em Belém do Pará. O marco inicial: década de 1950; para o término: a década de 1970, pois em 1971 há a promulgação da Lei 5.692/71. Questionamos: Qual e como a matemática era mobilizada? Utilizamos, a priori, as fontes documentais existentes na instituição: os decretos-lei, as fichas individuais, relação nominal dos alunos e de professores.  A pesquisa foi permeada por outras indagações como: Quais eram as disciplinas e os conteúdos, na escola normal, que faziam parte da formação dos docentes? Como eram mobilizados estes conteúdos? Além das fontes documentais foram realizadas audições com duas ex-professoras da instituição, bem como o entrecruzamento com os referenciais: Certeau (2011); Chartier (2002); Chervel (1990); Thompsom (1992) e autores brasileiros: Valente (2009) e Mendes (2012). Objetivei implementar considerações acerca da Escola Normal e como eram mobilizados os conteúdos de Matemática para a formação do alunado. Esta pesquisa obteve como contribuição para a história da educação matemática uma primeira história da instituição construída sob o prisma da disciplina Matemática, dos depoimentos e seus entrecruzamentos com as fontes, a exemplo o livro Curso de Matemática do autor Manoel Jairo Bezerra (1960). 

Biografia do Autor

Cibele Borges de Sousa, Secretaria de Estado de Educação do Pará

Professora da secretaria estadual de educação do estado pará, especialista em didática da mateática pelo IEMCI e ciências e matemática pela UNAMA.

Referências

BARROS, J. B. A escola normal do Pará e a introdução do ensino das Ciências Naturais no Pará (1870 a 1930). Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) – Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2010.

BURKE, Peter (org.) A escrita da história: novas perspectivas. (Trad. Magda Lopes). São Paulo: Editora da UNESP, 1992.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. (Trad. Maria de Lourdes Menezes, Rev. Téc. Arno Vogel. 3a. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. (Trad. Márcia Manuela Galhardo). Ed. 2. DIFEL, 2002. Coleção Memória e Sociedade.

CHERVEL, R. A história das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação. Porto Alegre. N.2, 1990.

GARNICA, A. V. M. História Oral e Educação Matemática - um inventário. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo (SP), v. 02, n. 01, p. 137-160, 2006.

MARQUES, J.A.O. O manual pedagógico de Margarita Comas para o ensino de matemática no curso primário brasileiro em tempos de Escola Nova, RPEM, Campo Mourão, v.2, n.3, jul-dez, 2013.

MARTINS,R.M. História Escolar no Interior do Estado de São Paulo, (re)visitando o passado. (p. 70- 75). Disponível em: http://www.ime.usp.br/~sphem/documentos/sphem-tematicos-2.pdf. Acessado em:12 dez de 2013.

MENDES. I. A. Tendências da Pesquisa em História da Matemática no Brasil: a propósito das Dissertações e Teses (1990 – 2010), Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.14, n.3, pp.465-480, 2012.

PINSYK, C. B.(org.). Fontes históricas. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2006.

REIS, A. C. de S. R. A história como metodologia de pesquisa: um olhar sobre a Escola Normal em Campo Grande. UFMS. 2012. Disponível em: http://www.uems.br/eventos/semana2012/arquivos/49_2012-09-28_15-35-16.pdf. Acesso em: 25 de nov. 2013.

SILVA, Maria Célia Leme da; VALENTE, W. R. Na oficina do historiador da educação matemática: Cadernos de alunos como fontes de pesquisa. IN: Maria Célia Leme da Silva; Wagner Rodrigues Valente; Organizado por Iran Abreu Mendes e Miguel Chaquiam – Belém: SBHMt, 2009. (Coleção História da Matemática para Professores, 19).

SILVA, Neivaldo Oliveira. Educação Matemática no Pará: genealogia, institucionalização e traços marcantes. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2015. – (Coleção história da matemática para professores).

SOUZA, Altamir, Ferreira de. Apontamentos para a História do Instituto de Educação do Pará. Belém: Imprensa Oficial do Estado. 1972.

TAVARES JUNIOR, R. W. A carroça e o bonde: Encontros e desencontros culturais na Belém Belle Époque. – São Paulo – Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH – julho, 2011.

THOMPSOM, Paul, 1935- A voz do passado: história oral. (Trad. Lólio Lourenço de Oliveira). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

VIDAL, D. G. Cultura e prática escolares: uma reflexão sobre documentos e arquivos escolares. Escola de Aplicação: o arquivo da escola e a memória escolar. CD-ROM, FEUSP/FAPESP, 2004.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Edição

Seção

Artigos Científicos