Bioquímica nos livros didáticos de Biologia: análise da presença de obstáculos epistemológicos
DOI:
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v12i24.2585Palavras-chave:
obstáculos epistemológicos, ensino de biologia, bioquímica, livros didáticosResumo
Tendo em vista a importância dos livros didáticos no contexto de sala de aula, o presente trabalho investigou a presença de obstáculos epistemológicos em conteúdos bioquímicos de quatro livros didáticos utilizados por professores da rede estadual de ensino de Florianópolis/SC. Para tanto foi avaliado, em uma análise qualitativa, o primeiro volume de cada obra, correspondente ao primeiro ano do ensino médio. A identificação e caracterização dos obstáculos de experiência primeira e conhecimento geral foi realizada nos conteúdos básicos de bioquímica (água, sais minerais, vitaminas, macromoléculas e metabolismo energético). Já a análise dos demais obstáculos (verbal, conhecimento unitário e pragmático, substancialista, realista e animista) foi realizada qualitativa e quantitativamente nos mesmos conteúdos, exceto o metabolismo energético. De acordo com os resultados obtidos foi possível notar a presença de todos os obstáculos epistemológicos nos materiais avaliado, com destaque para o obstáculo epistemológico substancialista. A presença destes obstáculos afeta negativamente a aquisição do conhecimento científico dos estudantes; portanto, seu diagnóstico pode vir a auxiliar os professores a lhes contornarem, reduzindo assim os entraves presentes no processo ensino-aprendizagem destes conteúdos nas escolas da região.Referências
AIRES, A. JOANEZ; GUIMARÃES, ORLINEY M.; LARA DA SILVA MOISÉS. Obstáculos epistemológicos no ensino de Química: Uma análise do livro didático público do Paraná. In: Congresso Paranaense de Educação de Química, 1, 2009, Londrina. Anais.
ANDRADE, B. L.; ZYLBERSZTAIN, A.; FERRARI, N. As analogias e metáforas no ensino de ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v.2, n.2, p.1-11, 2002.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. 5° reimpressão, Rio de Janeiro: Contraponto, 2005, 309 p.
BARBOSA, J. U.; LEAL, M. C.; ROSSI, S. Q.; DIA, T. N.; FERREIRA, K. A.; OLIVEIRA, C. P. Analogias para o ensino de bioquímica no nível médio. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 1, p.195-208, 2012.
BERNARDINO, M. A.. D.; RODRIGUES, M. A.; BELLINI, L. M. Análise crítica das analogias do livro didático público de química do estado do Paraná. Ciência & Educação, v. 19, n. 1, p.135-150, 2013.
BRASIL, Ministério da Educação. Edital de convocação 01/2013-CGPLI – Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o programa nacional do livro didático-PNLD 2015. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, p.81, 2014a.
BRASIL, Ministério da Educação. Guia de livros didáticos: PNLD 2015 - Biologia: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, p.79, 2014b.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais – PCN – Ciências. Brasília: 1997.
FRANCISCO, W.; FRANCISCO JUNIOR, W. E. A Bioquímica a partir de livros didáticos: um estudo dos livros de química aprovados pelo PNLEM 2007. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ). Anais... Brasília, 2007.
FRISON, M. D.; VIANNA, J.; CHAVES, J. M.; BERNARDI, F. N. Livro didático como instrumento de apoio para construção de propostas de ensino de ciências naturais. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis. Anais... Santa Catarina: UFSC, 2009.
GOMES, H. J. P.; OLIVEIRA, O. B. Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um estudo sobre suas influências nas concepções de átomo. Ciências & Cognição, v.12, p.96- 109, 2007.
KATO, D. S; KAWASAKI, C.S. As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 35-50, 2011.
MIRANDA, F. A.; ARAÚJO, S. C. M. Identificação de obstáculos epistemológicos presentes em alguns livros didáticos de química do ensino médio. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X EDUQUI), Anais... Bahia: Salvador, 2012.
NELSON, D. L.; COX, M. Lehninguer – Principles of Biochemistry. 5ª Edição, Nova York: Freeman and Company, 2008.
NETO, J. M.; FRACALANZA, H. O Livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v.9, n.2, p.147-157, 2003.
PIRES, A. S. Bioquímica no livro didático de ensino médio: um distanciamento da realidade do aluno? 2012, 41f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
ROSA, M. D’A. Seleção e uso do livro didático na visão de professores de ciências: um estudo na rede municipal de ensino de Florianópolis. 2013, 197f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
SILVA, L. R. C.; DAMACENO, A. D.; MARTINS, M. C. R.; SOBRAL, K. M.; FARIAS, I. M. S. Pesquisa documental: alternativa investigativa na formação docente. In: IX Congresso Nacional de Educação (EDUCERE) E III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, Anais... Paraná: Curitiba, 2009.
STADLER, J. P.; SOUSA JÚNIOR, F. S.; GEBARA, M. J. F.; HUSSEIN, F. R. G. S. Análise de obstáculos epistemológicos em livros didáticos de química do ensino médio do PNLD 2012. Holos, n.28, v.2, p.234-243, 2012.
TAUCEDA, K. C.; NUNES, V. M.; DEL PINO, J. C. O livro didático e as representações mentais de bioquímica e biofísica em alunos do ensino médio. Experiências em Ensino de Ciências, v.6, n.1, p.57-68, 2011.
ZAMORA, A. M. Obstáculos epistemológicos que afectan el proceso de construcción de conceptos del área de ciencias en niños de edad escolar. InterSedes: Revista de las Sedes Regionales, n. 3, v. 5, p.75-89, 2002.