Constructos em narrativas do ser e do se fazer docente

Autores

  • Tamires de Souza Ramos Universidade Federal do Pará
  • Nìvia Magalhaes da Freitas Universidade Federal do Pará
  • Elinete Oliveira Raposo
  • Nadia Magalhães da Silva Freitas

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v13i25.3268

Palavras-chave:

memórias, narrativas, memorial de formação, formação de professores

Resumo

As memórias representam um recurso de (re) significação do passado que na relação dialógica com o presente se reconstrói. Interessa-nos aqui ponderar sobre as histórias, as lembranças e as memórias de escolarização, no sentido de responder a seguinte pergunta de pesquisa: que aspectos são revelados do processo de escolarização, de alunos em formação inicial, que expressam os significados do ser e do se fazer docente? O trabalho de pesquisa configurou-se como pesquisa-ação, no âmbito do módulo de Prática de Ensino I, junto a dez licenciandos do Curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Pará. No contexto aqui adotado, a narrativa escrita, materializada em um memorial de formação, constituiu-se opção metodológica de pesquisa, na constituição dos dados, e de formação de professores. Nas narrativas escritas os alunos ganharam crescentemente voz, refletiram sobre si mesmos, expondo sua objetividade e subjetividade, exprimiram aspectos afeitos do ser e do se fazer docente.

Referências

ABRAHÃO, M.H.M.B. Pesquisa (auto)bio-gráfica – tempo, memórias e narrativas. In: ABRAHÃO, M.H.M.B. (Org.). A aventura (auto)biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 201- 224.

ABRAMOVICH, F. Meu professor inesquecível: ensinamentos e aprendizados contados por alguns dos nossos melhores escritores. São Paulo: Gente, 1997.

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Livel Livro, 2007.

BARBOSA, M. S. S. O papel da escola: obstáculos e desafios para uma educação transformadora. 2004. 234 f. Dissertação. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2004.

BRAGANÇA, I. F. de S. Sobre o conceito de formação na abordagem (auto)biográfica. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 157-164, 2011.

CASTANHO, M. E. Professores de ensino superior da área da saúde e sua prática pedagógica. Interface. Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 6, n. 10, p. 51- 62, 2002.

CHAMLIAN, H. C. As histórias de vida e a formação do professor universitário. In: SOUZA, E. C. de (Org.). Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p. 75-92.

CHAVES, S. N. Memórias de formação: reminiscências de formadores de professores sobre suas maneiras de ver e de ser na docência. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 1, n. 1; v. 1, n. 2, p. 87-92, 2004/2005.

CUNHA, M. I. da. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista de Faculdade de Educação, São Paulo, v. 23, n. 1-2, 1997. DOI http://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551997000100010 .

DIAS, F. M. Perfil do formador – um atributo fundamental na melhoria da qualidade do ensino: um estudo de caso. 2008. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Ciências da Educação e Práxis Educativa) - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde. Cabo Verde, 2008. Disponível em: http://bdigital.cv.unipiaget. org:8080/jspui/handle/10964/192. Acesso em: 06 jan. 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GALVÃO, C. Narrativas em educação. Ciência & Educação, Bauru, v.11, n. 2, p. 327- 345, 2005.

JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LOPES, R. C. S. A relação professor-aluno e o processo ensino-aprendizagem. Ponta Grossa: Secretaria de Estado da Educação do Paraná; Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2011. (Caderno temático).

MAGALHÃES, E. G. et al. Narrativas de formação: experiências em um curso na modalidade EAD. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED), v.1, n.1; Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (EnPED), Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. 10 a 22 de setembro de 2012. Anais eletrônicos ... Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/Trabalhos/ 71-899-1-ED.pdf . Acesso em: 23 de Jan. 2016.

MARTINS, J. C. Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar o mundo. São Paulo: FDE, 1997. p. 111-122. (Série Idéias n. 28). Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_l. php.t=001. Acesso em: 05 fev. 2016.

MENDES, M. F. Memoriais de formação: narrar-se professor a partir dos saberes cotidianos. In: Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 10; Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação, 1. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 07 a 10 de novembro de 2011. Anais eletrônicos ... Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/ 5356_2866. pdf. Acesso em: 05 dez. 2015.

MINAYO, M. C. de S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 27 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 09-29.

MORAES, R. Mergulhos discursivos: análise textual qualitativa entendida como um processo integrado de aprender e inferir discursos. In: GALIAZZI, M. C.; FREITAS, J. V. (Org.). Metodologias emergentes de pesquisa em educação ambiental. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2007. p. 85-114.

MORALES, P. A relação professor-aluno: o que é, como se faz. 6ª ed. São Paulo: Edições Loyola. 2006.

PAÍM, E. A. Professoras: narradoras de memórias e experiências do trabalho em escolas multisseriadas em Palmitos – SC. Horizontes, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 89-98, 2013.

NACARATO, A. M. Narrativas (auto)biográficas: artes de conhecer como professores de matemática se constituem profissionalmente. In: SILVA, V. L. G.; CUNHA, J. L. (Org.). Práticas de formação, memória e pesquisa (auto)biográfica. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 131-148.

NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000.

OLIVEIRA, Z. M. R. et al. Construção da identidade docente: relatos de educadores de educação infantil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 129, p. 547-571, 2006.

PAPI, S. O. G.; MARTINS, P. L. O. Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico-metodológicas. Linhas Críticas, Brasília, v. 14, n. 27, p. 251-269, 2009.

PASSOS, C. L. B. Narrativas de licenciandos de matemática participantes em grupo de estudos. In: SILVA, V. L. G.; CUNHA, J. L. (Org.). Práticas de formação, memória e pesquisa (auto)biográfica. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 149-166.

PONTES, M. F. G. Reflexões das professoras em seu estágio final de formação sobre o cuidar e o educar na educação infantil. 2010. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010.

PRADO, G.V.T.; SOLIGO, R. Memorial de formação: quando as memórias narram a história da formação. In: PRADO, G. V. T.; SOLIGO, R. (Org.) Porque escrever é fazer história - revelações, subversões e superações. Campinas, São Paulo: Editora Alínea, 2007, p. 45-59.

PRADO, G.V.T.; SOLIGO, R. Memorial de formação: quando as memórias narram a história da formação. In: PRADO, G.V.T.; SOLIGO, R. (Org.). Porque escrever é fazer história - revelações, subversões e superações. São Paulo: Gráfica da Faculdade Educação da Unicamp, 2005. p. 47-62.

PRADO, G.V.T.; CUNHA, R. B.; SOLIGO, R. Formação, escrita e produção de conhecimento no contexto da escola. In: VICENTINI, A. A. F.; SANTOS, I. H.; ALEXANDRINO, R. (Org.). O coordenador pedagógico: práticas, saberes e produção de conhecimentos. Campinas: Gráfica da Faculdade Educação da Unicamp, 2006. p. 23-34.

REIS, P. R. As narrativas na formação de professores e na investigação em Educação. Nuances: estudos sobre Educação, São Paulo. v. 15, n. 16, p. 17-34, 2008.

ROLDÃO, M. C. As histórias em educação: a função mediática da narrativa. Ensinus, Santarém, v. 3, p. 25-28, 1995.

SANTOS, S. A narrativa como estratégia de formação e de reflexão sobre a prática docente. Revista de Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. n. 2, p. 207-217, 2008.

SAVELI, E. L. Narrativas autobiográficas de professores: um caminho para a compreensão do processo de formação. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 1, p. 94-105, jan.-jun, 2006.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 21 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SOUSA, M. G. S.; CABRAL, C. L. O. A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores. Horizontes, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 149-158, 2015.

SOUZA, E. C. O conhecimento de si, as narrativas de formação e o estágio: reflexões teórico-metodológicas sobre uma abordagem experiencial de formação inicial de professores. In: ABRAHÃO, M. H. M. B. (Org.). A aventura (auto)biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p. 387-417.

WEFFORT, M. F. et al. Observação, registro, reflexão: instrumentos metodológicos I. 2ª. ed. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Artigos Científicos