Instrução de modelagem de David Hestenes: uma proposta de ciclo de modelagem temático e discussões sobre alfabetização científica

Autores

  • Ednilson Sergio Ramalho de Souza Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Edilene Farias Rozal Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v12i24.3668

Palavras-chave:

instrução de modelagem, ciclo de modelagem temático, alfabetização científica, ensino de ciências e matemática

Resumo

O trabalho pedagógico com modelagem matemática pressupõe investigar situações da realidade. Contudo, modelos mentais formados a partir do contato com o mundo vivencial geralmente são incompatíveis com os modelos conceituais. Assim, David Hestenes sustenta a tese de que um dos maiores desafios do ensino e da aprendizagem em ciências e matemática é coordenar modelos conceituais com modelos mentais, o que o levou à elaboração de uma didática em modelagem matemática: a Instrução de Modelagem. Nosso objetivo é apresentar uma proposta de ciclo de modelagem temático elaborada nos pressupostos hestenesianos e discutir sobre possibilidades para alfabetização científica. A questão principal foi saber como emergem indicadores para alfabetização científica durante o ciclo proposto. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de identificar na literatura disponível as contribuições sobre o assunto e levantar possibilidade e desafios para o ensino brasileiro de ciências e matemática. Resultados preliminares indicam que o ciclo de modelagem proposto pode desenvolver indicadores para alfabetização científica de diferentes naturezas.

Biografia do Autor

Ednilson Sergio Ramalho de Souza, Universidade Federal do Oeste do Pará

Docente da Universidade Federal do Oeste do Pará. Doutorando em Educação em Ciências e Matemática (Reamec/Ufpa). Mestre em Educação em Ciências em Matemática/Ufpa. Especialização em Educação Matemática/Ufpa.

Edilene Farias Rozal, Universidade Federal do Pará

Docente da Universidade Federal do Pará. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (Reamec/Ufpa). Mestre em Educação em Ciências em Matemática/Ufpa.

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Publicado

2016-07-31

Edição

Seção

Artigos Científicos