A formação do professor de ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental e a compreensão de saberes científicos

Autores

  • Raquel Sanzovo Pires de Campos Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência Faculdade de Ciências - UNESP
  • Luciana Maria Lunardi Campos Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência Faculdade de Ciências - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v13i25.3812

Palavras-chave:

formação inicial, saberes científicos, ensino de ciências nos anos inicias do ensino fundamental, pedagogia

Resumo

Ressaltamos neste trabalho a importância dos alunos já nos primeiros anos do Ensino Fundamental comecem a caminhar em busca do desenvolvimento de saberes científicos, possuindo certo grau de domínio, de habilidades e recursos tornando-os capazes de confrontar determinadas situações. Considerando o papel de mediador do professor que lecionará Ciências nos primeiros anos do Ensino Fundamental, há de se considerar a sua formação inicial para o desenvolvimento da compreensão do que é um indivíduo cientificamente competente uma vez que os saberes científicos não são desenvolvidos espontaneamente entre os alunos. A proposta deste estudo foi, consequentemente, investigar a noção de saberes científicos em discentes do curso de licenciatura em Pedagogia. Identificada parcialmente em apenas um quarto dos discentes investigados, destacamos a importância da construção da noção dos saberes científicos como objetivo para esta etapa da educação básica.

Biografia do Autor

Raquel Sanzovo Pires de Campos, Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência Faculdade de Ciências - UNESP

Bióloga, pedagoga e mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP; e professora efetiva da Rede Estadual Paulista de Ensino.

Luciana Maria Lunardi Campos, Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência Faculdade de Ciências - UNESP

Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação do Instituto de Biociências/Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e no Programa de Pós -Graduação em Educação para Ciência- Faculdade de Ciências- UNESP- Bauru

Referências

ABEEG, I.; F. P. BASTOS, 2005. Fundamentos para uma prática de ensino-investigativa em ciências naturais e suas tecnologias: exemplar de uma experiência em séries iniciais. Revista Electrónica de Ense anza de las Ciencias. v. 4 n.3, 2005.

BARDIN, L. Análise do Conteúdo. Lisboa: Edições 70. 2009.

BAUER, M. W.; BENETTI, B. O ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: construindo diálogos em formação continuada. In.: Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Campinas:

ABRAPEC, 2011. BENETTI, B. O ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: construindo diálogos em formação continuada. In: Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Campinas: ABRAPEC, 2011.

BIZZO, N. M. V. Metodologia e prática de ensino de ciências: A aproximação do estudante de magistério das aulas de ciências no 1º grau. Disponível em: http://www.ufpa.br/eduquim/praticadeensino.htm. Acesso em: jul. 2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CAMPOS, R.S.P.A. Prática do formador de professor de Ciências no curso de Pedagogia: intenções e ações. Trabalho de conclusão de curso. Bauru, 2012.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2009 .

DUCATTI-SILVA, K. C. A Formação no curso de Pedagogia: Metodologia para o Ensino de Ciências. In: CAPELLINI, V. L. M; MANZONI, R. M. Políticas públicas, práticas pedagógicas e ensino-aprendizagem: diferentes olhares sobre o processo Educacional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008.

FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A.; GOUVEIA, M. S. F. O ensino de Ciências no Primeiro Grau. São Paulo: Atual, 1987. 124 p.

FURMAN, M. O ensino de Ciências no Ensino Fundamental: colocando as pedras fundacionais do pensamento científico. São Paulo: Instituto Sangari, 2009.

GARCÍA, C. M. Estrutura Conceptual da Formação de Professores. In: GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Tradução de Isabel Narciso. Porto - Portugal: Porto Editora, 1999.

GASPARIN, J. L.; Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5. ed. Campinas: Autores Associados 2009. 190 p.

GATTI, B. A. Licenciaturas: Crise Sem Mudança?. In: DALBEN, A. I. L. F [et al.]. [orgs] Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Livro 4, Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

GATTI, B. A; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. – Brasília: UNESCO, 2009.

GERALDO, A. C. H. Didática das Ciências Naturais na perspectiva histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. 170 p.

HAMBURGUER, E. W. Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciais. Estudos Avançados, v. 21, n. 60, 2007.

KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, 2000, p. 85-93.

LIMA, M. E. C. C.; MAUÉS, E. Uma Releitura do Papel da Professora das Séries Iniciais no Desenvolvimento e Aprendizagem de Ciências das Crianças. Ensaio. v. 8, n. 2, dez. 2006.

MENDES, J. S. B.; TOSCANO, C. O ensino de ciências nos anos iniciais: um estudo com acadêmicas de pedagogia. In.: Atas do X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba, nov. 2011.

MIZUKAMI, M. G. N., et al. Introdução e Cap. 1 - Formação de professores: concepção e problemática atual. In: MIZUKAMI, M. G. N (Org.). Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos : EdUFSCar, 2002. p. 7- 45.

OCDE. PISA 2006. Marco de la evaluación. Conocimientos y habilidades en Ciencias, Matemáticas y Lectura. Paris: OCDE. 2006.

ROCHA, M. B.; MEGID NETO, J. Práticas de Formação de Professores para o Ensino de Ciências nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. In.: Atas do Encontro Nacional de Pesquisa Em Educação em Ciências. (ENPEC), VIII, 2009. Florianópolis: ABRAPEC, 2011.

QUINTANILLA, M. 2006. Identificación, caracteización y evaluación de competencias científicas desde uma imagen naturalizada de la ciencia. In.: ADÚRIN-BRAVO, A.; QUINTANILLA, M. Enseñar ciencias en el nuevo milenio: retos y propuestas. Santiago: Ediciones Universidad Católica de Chile, 2006.

SANTOS, C. S. Ensino de ciências: abordagem histórico-crítica. Campinas-SP: Armazém do ipê, 2005.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores associados, 2005.

ZANON, D. A. V.; FREITAS, D. A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Ciências & Cognição, v. 10, 2007. p. 93-103.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Artigos Científicos