A alfabetização científica em nutrição humana: intersecções e divergências

Autores

  • Valéria Brumaro Regina Fornazari Universidade Estadual de Maringá
  • Ana Tyiomi Obara Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.5291

Palavras-chave:

alimentação, ensino de aprendizagem, estado da arte

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a alfabetização em nutrição como uma probabilidade para o ensino de ciências. Para tanto, foi realizada uma extensa busca nas principais bases de dados nacionais e internacionais partindo das palavras chave - em língua portuguesa, inglesa, francesa e espanhola - alfabetização científica, alfabetização em nutrição e alfabetização em saúde revelando que a alfabetização em nutrição, enquanto perspectiva, tem como fundamentos possibilitar ao indivíduo desenvolver autonomia e criticidade em relação aos conhecimentos de nutrição de forma a tomar decisões individuais e coletivas quanto a formação de hábitos alimentares e qualidade de vida.

Referências

AD HOC COMMITTEE ON HEALTH LITERACY FOR THE COUNCIL ON SCIENTIFIC AFFAIRS, AMERICAN MEDICAL ASSOCIATION. Health Literacy Report of the Council on Scientific Affairs. JAMA, February 10, v, 281, n. 6, 1999.

ALDINGER, C.E.; JONES, J.T. Healthy Nutrition: An Essential Element of a Health-promoting School. WHO. Information Series on School Health. Document four. Geneva: WHO, 1998.

AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE - AAAS. (1989). Science for all Americans. New York: Oxford University Press. n.p. Disponível em: www.project2061.org/publications/sfaa/online/sfaatoc.htm.. Aces. jul. 2017.

APLETON, A. A. Promoting health literacy through the school nutrition environment. Graduate theses and Dissertation. Iowa State Universaty, 2010. Disponível em www.lib.dr.iastate.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=2195&context=etd. Acesso em Jun, 2017.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de Ciências. Enseñanza de las Ciencias, v. 5; n.2, p. 337-355, 2006.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio -Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 1-13, 2001.

BACKER, D. W. The meaning and measure of health literacy. Journal of General Internal Medicine, n.21, p.878–883, 2006.

BIZZO, M.L.C; LEDER, L. Educação nutricional nos parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental. Campinas: Rev. Nutr, v.18, n.5, p.661-667, 2005.

BRANDI, A. T. E.; GURGEL, C. M. A. A alfabetização científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: emergências de um estudo de investigação-ação. Ciência & Educação, Brasília, v. 8, n. 1, p.113-125, 2002.

BYBEE, W. R. Scientific Literacy in Environmental and Health Education. Science Environmental Health, 2012.

CARVALHO, A.M.P; TINOCO, S. C. O Ensino de Ciências como “enculturação”. In: CATANI, D. B; VICENTINI, P. P., (Orgs.). Formação e autoformação: saberes e práticas nas experiências dos professores. São Paulo: Escrituras, 2006.

CDC (CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION). Health Literacy—A Public Health Priority. In: Health Literacy for Public Health Professionals. Disponível em www.cdc.gov/healthliteracy/learn/index.html. Acesso em Jun, 2017.

CHAGAS, I. Literacia Científica. O Grande Desafio para a Escola. Comunicação apresentada no 1º Encontro Nacional de Investigação e Formação, Globalização e Desenvolvimento Profissional do Professor. Escola superior de Educação de Lisboa, 2000.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2000.

D’AMATO-KUBIET, LESLEE A. Nutrition literacy and demographic variables as predictors of adolescent weight status in a Florida county. [Dissertação de mestrado], Sumer term: Florida, 2013.

DEBOER, G.E. Historical perspective in scientific literacy. 1997.

DEBOER. G. E. Scientific literacy: another look at its historical and contemporary meanings and its relationship to science education reform. Journal of Research in Science Teaching, Hoboken, v. 37, n. 6, p. 582-601, 2000.

DENUWARA, H. M. B. H.; GUNAWARDENA, N.P. Level of health literacy and factors associated with it among school teachers in an education zone in Colombo, Sri Lanka. BMC Public Health, v.17, n.631, p. 1-9, 2017.

DEPARTMENT OF HEALTH AND HUMAN SERVICES. Centers for Disease Control and Prevention. National Center for Health Statistics. Healthy people 2000: finale review. Hyattsville, Maryland, October 2001, DHHS Publication No. 01-0256, 2001.

DIAMOND, J.J. Development of a reliable and construct valid measure of nutritional literacy in adults. Nutrition Journal, v.6, n.5, 2007.

DIXEY R, HEINDL I; LOUREIRO I; PÉREZ-RODRIGO C, SNEL J; WARNKING P. Healthy Eating for Young People in Europe. A School-based Nutrition Education Guide. Copenhague: European Network of Health Promotiong Schools, 1999.

GABEL, L.L. The Development of a Model to Determine Perceptions of Scientific Literacy. Unpublished PhD thesis, Columbus, OH: Ohio State University, 1976.

GIBBS, H. D. Nutrition Literacy: Foundations and Development of an Instrument for Assessment. Faculty Scholarship. Family and Consumer Science, 2012.

GOOD, R; HAFNER, M; AND PEBBLES, P. Scientific understanding of sexual orientation: Implications for science education. American Biology Teacher, v. 62, n.5, p.326 – 330, 2000.

GRAÇA, S. C. Literacia científica: Conceitos e dimensões. In: AZEVEDO, F. SARDINHA, M.G. (Coord.). Modelos e práticas em literacia. Lisboa: Lidel, p.179?194, 2009.

HOLDBROOK, J.; RANNIKMAE, M. Nature of science education for enhancing scientific literacy. International Journal of Science Education. v.29, n.11, p.1347-1362, 2007.

HURD, P. Science literacy: It’s meaning for American schools. Educational Leadership, 1958.

INSTITUTE OF MEDICINE: Health literacy: a prescription to end confusion. Washington DC: The National Academies, 2004.

KICKBUSCH, I.S. Health literacy: addressing the health and education divide. Health Promot Int., v. 16, n3, p.289-97, 2001.

LAUGKSCH, R. C. Scientific Literacy: A Conceptual Overview”. Science Education, v. 84, n. 1, p. 71-94, 2000.

LAUGKSCH, R.C. A conceptual overview. Science Education, v.84, n.1, p.71-94, 1999.

LEAR, JOHN. The crisis in scientific education. American Newsletter. The new scientist, 26 june de 1958, v. 4, n, 84, p.238-284, 1958.

LEGER, L. Schools, health literacy and public health: possibilities and challenges. Health Promotion International. v.16, n. 2, p 197-205, 2001.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries inicias. Ensaio -Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, jun. 2001.

MAMEDE, M. E ZIMMERMANN, E., Letramento Científico e CTS na Formação de Professores para o Ensino de Física, trabalho apresentado no XVI SNEF – Simpósio Nacional de Ensino de Física, São Luís, 2007.

MILNER, I. Editorial New Zealand Science Teacher. NZASE Wellington, 2004.

MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em ensino de ciências, 1(1), p. 20-39. 1996.

MORTIMER, E.F. MACHADO, A.H.A. A linguagem numa sala de aula de ciências. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v.11, n.2, p. 49-57, 1996.

NUTBEAM, D. Health literacy as a public health goal: achallenge for contemporary health education and communication strategies into the 21st century. Health Promot Int., p. 259–267, 2000.

NUTBEAM, D. The evolving concept of health literacy. Social Science & Medicine. v. 67 p. 2072–2078, 2008.

OCDE-ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Brasil no PISA 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. São Paulo: Fundação Santillana, 2016.

OSBORNE, J. Science education for the Twenty First Century. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 3, n.3, p. 173–184, 2007.

PELLA, M. O., O’HEARN, G. T., GALE, C. G. Referents to

PÈREZ-RODRIGO, C.; ARANCETA, J. Nutrition education in schools: experiences and challenges. European Journal of Clinical Nutrition, v.57, p. 82–S85, 2003.

PETTERSEN, S.; KJØLLESDAL, J. G.; AARNES, S. B. Measuring nutrition literacy Paper presented at the 19th International Conference of Nutrition, Bangkok,: Thailand, 2009.

ROBERTS, D. A. Scientific literacy. Towards a balance for setting goals for school, 1983.

RODRIGUES, L.P.F.; RONCADA, M. J. Educação nutricional no Brasil: evolução e descrição de proposta metodológica para escolas. Com. Ciências Saúde, v.,19, n.4, p.315-322, 2008.

RUDD, R.E.; ANDERSON, J.E.; NATH, C. Health literacy: an update of medical and public health literature. In: COMINGS, J.P.; GARNER, B.; SMITH, C. (Orgs.). Review of adult learning and literacy: connecting research policy and practice. Mahwah (New Jersey): Lawrence Erlbaum Associates Publishers, p. 175-204, 2007.

SAMPAIO, H. A. C.; SILVA, D. M. A; SABRY, M. O. D.; CARIOCA, A. A. F.; CHAYB, A. P. V. Nutrition literacy: performance of two Brazilian population groups. São Paulo: Rev. Soc. Bras. Alim. Nutr, v. 38, n. 2, p. 144-155, 2013.

SAMPAIO, H.A.C; et al. Avaliação do letramento em nutrição por dois métodos diagnósticos em brasileiros. Nutrición clínica y dietética hospitalaria, v. 34, n. 1, p.50-55, 2014.

SANTOS, W.L.P; MORTIMER, E.F. Tomada de Decisão para Ação Social Responsável no Ensino de Ciências. Ciência & Educação, v.7, n.1, 95-111, 2001.

SASSERON, L. H. Alfabetização Científica no ensino Fundamental: Estrutura e Indicadores deste processo em sala de aula. Tese – Faculdade de Educação da USP, São Paulo, 2008.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de Alfabetizac?a?o Cienti?fica e o padra?o de Toulmin. Ciência e Educação, v. 17, p. 97-114, 2011 .

SHAMOS. The Myth of Scientific Literacy. New Brunswick. N.J: Rutgers University Press, 1995.

SHEN, B. S. P. Science Literacy. In: American Scientist, v. 63, p. 265-268, 1975.

SHOWALTER, V.M. What is united science education? Part 5. Program objectives and scientific literacy. Pris II, n.2, 1974.

SILK, K. J.; SHERRY J., WINNB; KEESECKERN, HORODYNSKI M.A; SAYIR A. Increasing nutrition literacy: testing the effectiveness of print, web site, and game modalities, Journal of Nutrition Education and Behavior, v. 40, p. 3-10, 2008.

TORRES, A.P.G; ZAPATA, J; PINTO, M.R. Una alfabetización científica tecnológica y cultural. Enseñanza de las ciencias: Bogotá, n. 11, p. 2009.

VELARDO, S. The Nuances of Health Literacy, Nutrition Literacy, and Food Literacy. Journal of Nutrition Education and Behavior, v.47, n.4, p. 385-389, 2015.

VIDGEN H.; GALLEGOS D. Defining food literacy and its components. Appetite, n.79, p.50-59, 2014.

VIDGEN, H. Food literacy: key concepts for health and education. Routledeg: New York, p.245, 2016.

ZABALA, A. A Prática Educativa. Como ensinar. Tradução Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

ZARCADOOLAS C, PLEASANT A, GREER D: Advancing health literacy: A framework for understanding and action. Jossey Bass: San Francisco, CA. 2006.

ZOELLNER, J., CARR, D. H. Exploring nutrition literacy and knowledge among school nutrition, 2009.

Downloads

Publicado

2018-10-15

Edição

Seção

Artigos Científicos