Fases das tecnologias digitais na exploração matemática em sala de aula: das calculadoras gráficas aos celulares inteligentes

Autores

  • Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria Universidade Federal do Pará
  • Laís Aparecida Romanello Universidade Estadual Paulista/Rio Claro
  • Nilton Silveira Domingues Universidade Estadual Paulista/Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.5305

Palavras-chave:

calculadora gráfica, software dinâmico de matemática, celular inteligente, educação matemática

Resumo

Este artigo apresenta pesquisas relacionadas ao uso de tecnologias na exploração matemática nas diferentes fases das tecnologias digitais. A divisão dessas fases inicia-se por volta dos anos 1980 e compreendem os dias atuais, de modo a se formar quatro fases que não são disjuntas. Para isso, enfatiza-se uma mesma atividade investigativa nas mídias calculadora gráfica, computadores e celulares inteligentes, discutindo as possibilidades e limitações de cada mídia. Aponta-se os celulares inteligentes como a principal tendência futura no que tange as tecnologias digitais em sala de aula de Matemática na Educação Básica. Com a discussão realizada é possível afirmar que o sucesso de uma atividade com o uso de tecnologias se dá a partir de uma atividade bem elaborada, que favoreça a investigação e a criação de conjecturas pelos alunos. Além disso, fatores como pouca formação do professor no que tange o uso das tecnologias para o ensino da matemática, estrutura curricular não flexível e a dificuldade na elaboração de atividades com tecnologias, geram barreiras no trabalho do professor.

Biografia do Autor

Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará - UFPA - Salinópolis - PA. Mestre (2012) e Doutora (2016) em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP-Rio Claro. licenciada em Matemática pelo Instituto Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes/RJ (2009). Têm desenvolvido pesquisas abordando os temas: Tecnologias Digitais, Formação Continuada de Professores de Matemática, GeoGebra, Padrões Fractais, Generalização de Conteúdos Matemáticos, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Intradisciplinaridade Matemática e Raciocínio Proporcional. Possui experiência profissional, como professora de Matemática da Educação Básica, nas redes pública e privada do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Laís Aparecida Romanello, Universidade Estadual Paulista/Rio Claro

Mestre em Educação Matemática na UNESP - Rio Claro. Membro do GPIMEM. Licenciada em Matemática pela UFSCar - São Carlos.

Nilton Silveira Domingues, Universidade Estadual Paulista/Rio Claro

Natural de Catanduva, SP. Fez Licenciatura em Matemática e Mestrado em Educação Matemática na Unesp de Rio Claro. Atualmente está cursando o Doutorado em Educação Matemática na Unesp de Rio Claro, onde investiga o uso de vídeos em Educação Matemática. Ministrou aulas no Ensino fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior.

Referências

ANDRADE, P. F. A sala de aula de Matemática: Influências de um curso de formação continuada sobre o uso do GeoGebra articulado com atividades matemáticas. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2017.

AXT, M. A Escola frente às tecnologias - pensando a concepção ético-política. Caderno Temático SMED: Multimeios e Informática Educativa, Porto Alegre, p. 35-41, 2002.

BAIRRAL, M. A.; ASSIS, A. R.; SILVA, B. C. C. C. Toques para ampliar interações e manipulações touchscreen na aprendizagem em geometria. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, VI, 2015, Pirenópolis. Anais... Goiás: UEG, 2015.

BARROS, A. P. R. M. Contribuições de um Micromundo composto por recursos do GeoGebra e da Coleção M³ para a aprendizagem do conceito de Volume de Pirâmide. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

BONAFINI, F. C. Explorando conexões entre a matemática e a física com o uso da calculadora gráfica e do CBL. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004.

BORBA, M. C. Coletivos seres-humanos-com-mídias e a produção matemática. In: Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática, 2002, Curitiba. Anais... Curitiba: SBPEM, SBEM, 2002. p. 135–146.

BORBA, M. C. Calculadoras Gráficas e Educação Matemática. In: Série Reflexão em Educação matemática. Orgs.:FAINGUELERNT, E. K.; GOTTILIEB, F. C. Rio de Janeiro / MEM / USU: Editora Art Bureau, 1999.

BORBA, M. C.; LACERDA, H. D. G. Políticas Públicas e Tecnologias Digitais: Um Celular por Aluno. In: Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, v.17, n.3, p.490-507, 2015.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Pesquisas em Informática e Educação Matemática. In: Educação em Revista, no 36, p. 239-253. Belo Horizonte: 2002.

BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R. R. S.; GADANIDIS, G. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-With-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. v. 39, New York: Springer, 2005.

BRAGA, L. S. Tecnologias Digitais na Educação Básica: Um retrato de aspectos Evidenciados por Professores de Matemática em Formação Continuada. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.

BRASIL. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. v. 1. Brasília-DF: Ministério da Educação e do Desporto, 2002.

CHINELLATO, T. G. O uso do computador em escolas públicas estaduais da cidade de Limeira/SP. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2014.

D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: Da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.

DOMINGUES, N. S. Investigando as propriedades dos determinantes de matrizes com uso de celulares inteligentes. In: Congresso internacional TIC e Educação, IV...Lisboa. Anais...Lisboa: ticEDUCA, 2016.

DOMINGUES, N. S.; HEITMANN, F. P.; SOBRINHO, G. A. L. Vivências e pesquisas: compondo uma história das tecnologias em 20 anos de GPIMEM. In: BORBA, M. C.; CHIARI, A. S. S. Tecnologias Digitais e Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, p.113-139, 2013.

FARIA, R. W. S. C. RACIOCÍNIO PROPORCIONAL: Integrando Aritmética, Geometria e Álgebra com o GeoGebra. 2016. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.

FARIA, R. W. S. C.; JAVARONI, S. L. ; MALTEMPI, M. V.; CHINELLATO, T. G.; FONTANA, C. E. A. G.; SILVA, F. F. Relato de um curso desenvolvido com professores de Matemática atuantes do sexto ao nono do Ensino Fundamental. In. III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE). Anais...Águas de Lindóia, 2016.

FARIA, R. W. S. Padrões Fractais: Contribuições ao Processo de Generalização de Conteúdos Matemáticos. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro - SP, 2012.

GRACIAS, T. A. S. Calculadoras Gráficas: uma proposta didático-pedagógica para o tema funções quadráticas. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) –Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1996.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio: Acesso à Internet e à Televisão e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal em 2013. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.

KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus, 2013.

LADEIRA, V. P. O Ensino de Funções em um Ambiente Tecnológico: uma investigação qualitativa baseada na teoria fundamentada sobre a utilização de dispositivos móveis em sala de aula como instrumentos. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Outro Preto, 2015.

MALTEMPI, M. V.; MENDES, R. O. Tecnologias Digitais na Sala de Aula: Por que não? In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO, 2016, Lisboa/Portugal. Anais... Lisboa/Portugal: [s.n.], 2016.

MAZZI, L. C. Experimentação-com-GeoGebra: revisitando alguns conceitos da Análise Real. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2014.

NASCIMENTO, H. J. Construção do conceito de função matemática: um estudo colaborativo sobre a concepção e uso do aplicativo móvel Funcionalidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências na Educação Básica) – Universidade Grande Rio, Duque de Caxias, 2014.

OLIVEIRA, F. T. A inviabilidade do uso das tecnologias da informação e comunicação no contexto escolar: o que contam os professores de matemática? 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática)- Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2014.

OLIVEIRA, G. P.; MARCELINO, S. B. Adquirir Fluência e Pensar com Tecnologias em Educação Matemática: Uma proposta com o software superlogo. Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 816–842, 2015.

OZAKI, A. M.; VASCONCELLOS, E. A Revolução Digital. p.115-150. In: Sociedade da informação: os desafios da era da colaboração e da gestão do conhecimento. Organizadores: POLIZELLI, D. L.; OZAKI, A. M. São Paulo: Saraiva, 2008.

PAPERT, S. Mindstorms: children, computers and powerful ideas. New York: Basic books, 1980.

PAULO, R. M.; FIRME, I. C. O Programa Acessa Escola: um Espaço para Atuação com as TIC. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS TIC NA EDUCAÇÃO, 2014, Lisboa/Portugal. Anais...Lisboa/Portugal: [s.n.], 2014.

PERALTA, P. F. Utilização das Tecnologias Digitais por Professores de Matemática: um olhar para a região de São José do Rio Preto. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2015.

RIBAS, A. S.; SILVA, S. C. R.; GALVÃO, J. R. Possibilidades de usar o telefone celular como ferramenta educacional para mediar práticas do ensino de Física: uma revisão de literatura. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA, 2012, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: SINECT, 2012. p. 1 – 12.

ROMANELLO, L. A. Potencialidades do uso do celular na sala de aula: atividades investigativas para o ensino de função. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.

SANTOS, W. J. ; SILVA, I. P. Potencialidades do filme de ficção Avatar para a alfabetização científica dos sujeitos no contexto da educação básica. In: Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática - v.13. 2017. p.51-63.

SCHEFFER, N. F. Sensores, Informática e o Corpo: a noção de movimento no ensino fundamental. 2001. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2001.

SCUCUGLIA, R. A Investigação do Teorema Fundamental do Cálculo com Calculadoras Gráficas. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.

SELVA, A. C. V.; BORBA, R. E. S. R. O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SILVA, E. C.; MEDEIROS, D. O.; MORELATTI, M. R. M. Avaliação dos laboratórios de informática das escolas estaduais de Presidente Prudente no contexto do programa acessa escola. In: Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação, I., 2014, Porto. Anais...Porto - Portugal: [s.n.], 2014.

SOUTO, D. L. P. Transformações Expansivas em um Curso de Educação Matemática a Distância online. 2013. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2013.

TORQUATO, C. Prefácio. p.9-13. In: Sociedade da Informação: os desafios da era da colaboração e da gestão do conhecimento. Organizadores: POLIZELLI, D. L.; OZAKI, A. M. São Paulo: Saraiva, 2008.

URDANETA, S. C. D.; GONZALEZ, J. L. P.; CASTILLO, A. D. Interpretação geométrica dos signos das razões trigonométricas com Geogebra. In: Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática - v.13, 2017. p.78-89.

VALENTE, J. A. Mudanças na Sociedade, Mudanças na Educação: O Fazer e o Compreender. p.14-37. In: O Computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Gráfica UNICAMP, 1993.

ZAMPIERI, M. T.; JAVARONI, S. L. Formação Continuada de Professores de Matemática: Possibilidade de um curso semipresencial. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, II, 2014, São Carlos. Anais... São Carlos: UFSCar, 2014.

Downloads

Publicado

2018-10-15

Edição

Seção

Artigos Científicos