Habilidades metacognitivas envolvidas na resolução de problemas em Física: investigando estudantes com expertise

Autores

  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo http://orcid.org/0000-0001-9933-8834
  • Cassia de Andrade Gomes Ribeiro Universidade de Passo Fundo
  • Alvaro Becker da Rosa Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5372

Palavras-chave:

resolução de problemas, experts, Física, habilidades metacognitivas

Resumo

O presente estudo tem por objetivo identificar a forma como estudantes de Física experts em resolução de problemas estruturam seus pensamentos e recorrem as suas habilidades metacognitivas. Para isso, foram selecionados estudantes de um curso de Física apontado por seus professores como bons resolvedores de problemas. A partir dessa identificação eles foram submetidos a sessões de entrevistas clínicas, nas quais resolveram três problemas de Física e por meio do protocolo de pensamento em voz alta, foi possível obter dados e analisar a forma como organizam o seu pensamento no momento em que resolvem os desafios. Como recorte do estudo, limitou-se a análise em termos das habilidades metacognitivas, especificamente em termos dos elementos: planificação, monitoramento e avaliação. Os resultados apontam para a presença destes elementos e são promissores em termos de fornecer subsídios para a prática docente do professor de Física.

Biografia do Autor

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Cassia de Andrade Gomes Ribeiro, Universidade de Passo Fundo

Licenciada em Física, Discente do Programa de Pós-Graduação em  Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Passo Fundo

Alvaro Becker da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Ciências - Engenharia Biomédica, Professor nos cursos de Física e engenharia

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Publicado

2018-07-05