Estratégias de aprendizagem: caminhos para o sucesso escolar
DOI:
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5473Palavras-chave:
estratégias de aprendizagem, processo de ensino, ensino de FísicaResumo
Apresentam-se os resultados de uma investigação que buscou identificar a relação entre as estratégias de aprendizagem dos estudantes e o rendimento acadêmico em Física. Participaram da pesquisa 100 estudantes da terceira série do ensino médio de uma escola da rede privada de ensino em um município do Norte do Rio Grande do Sul. Os participantes da pesquisa foram divididos em dois grupos: os que apresentam facilidade em compreender os conceitos físicos ministrados em aula e os que apresentam dificuldades nesse campo. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado na escala de Likert com 35 assertivas relacionadas a cinco categorias de estratégias de aprendizagem. Os dados foram analisados pelas médias obtidas nas respostas dos participantes a cada assertiva do instrumento de coleta de dados e, também, pela média geral de cada categoria de estratégias de aprendizagem. Como resultados, evidenciou-se que os estudantes participantes da pesquisa fazem uso de diferentes estratégias de aprendizagem durante o processo de aprendizagem, com destaque para a utilização de estratégias metacognitivas pelo grupo que apresenta melhor rendimento escolar.Referências
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