Conceitualização e metacognição em Ciências e Matemática: pressupostos teóricos de um instrumento analítico

Autores

  • Keila Tatiana Boni Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Eduardo Laburú Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

educação matemática, educação científica, conceitualização, metacognição

Resumo

Este estudo apresenta a construção de um instrumento analítico para caracterizar diferentes níveis de explicitação manifestados por estudantes em contextos de aprendizagem científica e matemática, bem como apresenta, descreve, justifica e relaciona os principais pressupostos teóricos que fundamentam a constituição desse instrumento. Baseando-se em uma reformulação do Modelo de Redescrição Representacional de Karmiloff-Smith (1994; 2010), tendo em vista atender especificidades da aprendizagem científica e matemática, o instrumento analítico se caracteriza por acrescentar e aprimorar nesse modelo critérios a respeito das atividades cognitivas e procedimentais relacionadas às representações, bem como possibilidades de inferências a partir de invariantes operatórios e invariantes predicativos, segundo Vergnaud (2008; 2009; 2017). Conclui-se que o instrumento analítico, em fase de estudo exploratório, pode se constituir como uma eficaz ferramenta a ser utilizada por professores e pesquisadores como auxílio no acompanhamento do processamento executivo e cognitivo do estudante em determinado instante de sua aprendizagem científica e matemática, possibilitando a reflexão e o apoio à elaboração de estratégias educacionais, com o objetivo de auxiliar o estudante a atingir maiores níveis de conceitualização e a metacognição.    

Biografia do Autor

Keila Tatiana Boni, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda e Mestra pelo Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática, da Universidade Estadual de Londrina, Graduada em Licenciatura Plena em Matemática e Graduanda em Licenciatura em Física. Docente de Física e Matemática na Universidade Norte do Paraná.

Carlos Eduardo Laburú, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Programa de Pós-Gradução em Ensino de Ciências e Educação Matemática, da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2018-07-05