Tendências das publicações brasileiras sobre a formação de professores indígenas em ciências da natureza

Autores

  • Silvana Costa Santa Rosa Universidade Federal de Sergipe
  • Edinéia Tavares Lopes Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i32.5805

Palavras-chave:

formação de professores indígenas, licenciaturas interculturais

Resumo

A partir da Constituição Federal de 1988, inicia-se a discussão sobre um novo formato de escola indígena. Para esse novo formato de escola, surge a necessidade da formação de professores indígenas, para atender a carência desse profissional, na educação básica. Esse estudo teve como objetivo realizar um levantamento das publicações nacionais, dos últimos quinze anos, sobre a formação de professores indígenas em Ciências da Natureza. Para selecionar teses, dissertações e artigos nacionais, relacionados com a temática em estudo, foram realizadas buscas nos sítios da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), do Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e do periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). A partir das leituras dos resumos, foram selecionadas as produções que apresentavam relação direta com a temática investigada. Realizamos a leitura das produções, identificando o quantitativo, ano, estados, regiões, instituições vinculadas, nível, contextos investigativos e o que anunciam. Foram encontrados 58 trabalhos, sendo esses, 21 teses, 17 dissertações e 20 artigos. Desse total, apenas 2 trabalhos apresentam relação direta com o tema, suas discussões estão voltadas para as tensões e conflitos decorrentes do encontro entre saberes indígenas e os saberes provenientes da Ciência Moderna, assim como da diversidade cultural presente na formação de professores indígenas. Compreendemos, que a formação de professores indígenas em Ciências da Natureza, exerce papel chave para que a área de Ensino de Ciências colabore com os projetos de autossustentação e autodeterminação dos povos indígenas, daí a importância de se conhecer como está a produção científica sobre o tema. Verificamos que o campo de formação de professores indígenas é novo no Brasil e, mais especificamente, as investigações sobre a formação de professores indígenas em Ciências da Natureza.

Biografia do Autor

Silvana Costa Santa Rosa, Universidade Federal de Sergipe

Professora substituta na Universidade Federal do AMapá, no Curso de Licenciatura Intercultural indígena., Campus Binacional.Integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal de SergipeMestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática 

Edinéia Tavares Lopes, Universidade Federal de Sergipe

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e IndígenasPrograma Pós-Graduação em EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUniversidade Federal de Sergipe - UFS

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Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Artigos Científicos